CONQUISTA | Primeiro registro musical das cantoras do “Beco de Dôla” está disponível nas plataformas digitais

Um marco importante para a cultura de Vitória da Conquista (BA), com um caráter extremamente relevante do ponto de vista histórico. Assim se resume o lançamento do single “Pot-pourri de Martin Parangolá”, do grupo Vozes do Beco, formado pelas cantoras do Terreiro de Xangô, localizado no “Beco de Dôla”.

A música faz parte de um projeto maior: a gravação de um álbum com canções inéditas do grupo, que representa a riqueza cultural e a tradição do Beco, prestes a ser reconhecido com o primeiro quilombo urbano da região Sudoeste da Bahia.

O “Beco de Vó Dôla” é uma comunidade que se localiza no coração do bairro Pedrinhas, estigmatizado pela violência, mas que representa grande parte da riqueza cultural de Conquista, principalmente na história dos seus antigos carnavais. Era de lá que desciam para a avenida escolas de samba, blocos afro e outras agremiações que fizeram parte da folia momesca da cidade em meados dos anos 70.

A história do Beco já rendeu artigos, dissertações de mestrado e sua mística tem encantado quem conhece o lugar e toda a sua beleza.

Ouça “Pout Porri de Martin Parangolá” – Vozes do Beco (2022)

FICHA TÉCNICA

Produção Executiva: Ricardo Marques e Betão

Produção Musical e Arranjos: Luciano PP

Músicos:

Paulo Macedo – viola

Luciano PP – violões

Adair Timba – percussão

Garotinho – percussão

Gravação: Estúdio Luart – Luciano PP e Artur Pires

Fotografia: Date Sena

Capa: Luciana Flores


COMPARTILHAR