A primeira sessão mirim da Câmara Municipal de Vitória da Conquista aconteceu nesta quinta-feira (25). Partindo de uma iniciativa do Colégio Monte Tabor em parceria com o vereador Valdemir Dias, o plenário Carmen Lúcia foi palco da simulação da sessão ordinária em que os alunos assumiram os papeis de vereadores.
Na ocasião, os discentes tiveram a oportunidade de vivenciar o trabalho dos edis, sendo guiados pelo presidente da câmara, apresentando Projetos de Lei e votando ao final da sessão. A atividade surgiu com a intenção de ajudar a criar uma ponte entre as escolas e as instituições governamentais, demonstrando aos estudantes a importância da participação e do engajamento cidadão.
O vereador Valdemir comentou com alegria a iniciativa da instituição: “Como presidente da comissão de educação da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, é uma alegria receber os alunos do colégio Monte Tabor. Iniciativas como essa tem que ser apoiadas por essa casa e esperamos que outras escolas venham também a casa legislativa, para que possam assim fazer a simulação e entender como funciona a câmara, quais os processos que a câmara municipal tem. É uma iniciativa louvável e eu quero parabenizar a toda a escola, direção, professores e alunos que estiveram aqui hoje.”
A professora da instituição explicou a intenção de proporcionar essa experiência aos alunos: “O objetivo dessa aula de campo foi aproximar os alunos do trabalho legislativo, fazer com que eles percebam como podem agir de maneira cidadã , verdadeiramente participando do trabalho legislativo, integrá-los a comunidade e mostrá-los a construção das memórias sendo eles sujeitos históricos verdadeiramente.”
Dois projetos de lei que propõem a nomeação do Módulo II, do Colégio Monte Tabor foram votados durante a sessão:
– Projeto de Lei 0004/2024 de autoria do 8º ano, tem como relatores os vereadores Débora Rodrigues e João Paulo Nunes;
– Projeto de Lei 0005/2024 de autoria do 7º ano, tem como relatores os vereadores Sthefany Brito da Silva e Pedro Ribeiro Souza;
O presidente da Câmara, o vereador Davi Ribeiro Damascena do sexto ano, declarou sobre como se sentiu assumindo essa responsabilidade: “Eu gostei de ser presidente. Foi uma honra pra mim eu conseguir dirigir esse projeto da tia Gil e eu gostei bastante, me senti bem importante, além de ser um projeto muito interessante, sabe? que nos ensinou como funciona na câmara de vereadores e como acontecem as votações para projetos.”
A sessão foi aberta ao público e teve participação de 73 alunos da instituição, do sexto, sétimo e oitavo ano. A atividade faz parte do Projeto Educacional: “As ruas da minha cidade contam história”, que tem como objetivo aproximar os alunos da História do município.