CONQUISTA | Prefeitura vai renovar contrato emergencial com Cidade Verde


A Prefeitura de Conquista anunciou a renovação do contrato emergencial com a Viação Cidade Verde, que, desde agosto do ano passado, assumiu todas as linhas de transporte coletivo na cidade, imediatamente após a crise que culminou com a falência da Viação Vitória.

Para amenizar a crise no transporte público, que diariamente atende a 90 mil usuários, a Cidade verde assumiu o lote 1, operado pela Vitória.

O acordo que vai celebrar a renovação foi discutido no fim da tarde dessa quarta-feira (13), no Gabinete da Prefeitura da Zona Oeste. Segundo a Prefeitura, em nota, além da decisão, as partes também conversaram sobre outros assuntos pertinentes para a melhoria do serviço.

“A Prefeitura se mostrou atenta e sensível a todas as demandas apresentadas, buscando, de imediato, soluções para atendê-las. Um dos compromissos firmados foi quanto à fiscalização do transporte clandestino”, diz a nota, emitida pela Secretaria de Comunicação.

Sem fiscalização, o terceiro maior município da Bahia (atrás de Salvador e Feira de Santana), comporta mais de 1,2 mil clandestinos, entre vans, veículos de passeio e transporte não regulamentado por aplicativo.

Em entrevista à jornalista Lilian Symaia, o  representante da Cidade Verde, Sérgio Hubner, disse que “a empresa confia na gestão e continuará contribuindo”. Afirmou ainda que houve unanimidade entre todas as partes presentes de que o sistema transporte coletivo público de Vitória da Conquista não sobrevive e não segue adiante como está.

“O município reconheceu o esforço empreendido pela Cidade Verde e das urgentes ações do município para salvaguardar a continuidade e investimentos neste essencial setor e de interesse público representado pelo transporte coletivo, que sobretudo faz inclusão garantindo conquistas sociais (idosos, estudantes, deficientes e outros tantos). O governo municipal se comprometeu que será austero e imediato quanto às políticas públicas para preservar o bem público que é o transporte coletivo”.

O vereador Coriolano Moraes (PT), que também participou da reunião, destacou que foi bastante produtiva e que tem a ganhar com o resultado é a população, funcionários que aguardavam ansiosamente o desfecho do transporte público do município. “Prevaleceu o bom senso. Agora é preciso reestruturar o sistema do transporte público e garantir todas as gratuidades. A prefeitura ficou de cumprir com uma série de ações a fim de garantir um transporte de qualidade a todos os cidadãos conquistenses e sabemos que prevalecerá o bom senso novamente”.

Em meio a uma série de críticas da imprensa, em relação aos ataques direcionados ao transporte público, o prfeito Herzem Gusmão (MDB) tentou suavizar a situação. “A Cidade Verde tem a aceitação e credibilidade de Conquista, opera de maneira muito bem, cumpre o contrato”, afirmou.

Segundo ele, a renovação do contrato emergencial está amparada na eficiência da empresa. O gestor também capitanear a situação, observando que a Prefeitura tem criado condições favoráveis para atuação da Cidade Verde na cidade. “Nós, inclusive, com o apoio da Câmara, promovemos a isenção do ISSQN [Imposto de Sobre Serviços de Qualquer Natureza]”, frisou.

O diretor da empresa Cidade Verde, Paulo Bongiovanni, por sua vez, reafirmou a presença da empresa no efetivo de linhas em Vitória da Conquista. “Podem contar com a gente. Nós precisamos ter apenas a fluidez do serviço, e eu tenho certeza de que isso vai acontecer”, disse.

Sobre a constante abertura para o diálogo com a Prefeitura Municipal, ele avalia: “Ótimo, acho que conversando a gente se entende.” Além de membros do governo municipal e da Viação Cidade Verde, participaram do encontro os vereadores Jorge Bezerra (SD), líder do governo na Câmara e  o líder da bancada de situação, Luís Carlos Dudé (PTB).


COMPARTILHAR