CONQUISTA | Prefeitura se manifesta sobre atraso de repasse para a Santa Casa

Apesar de os servidores do Santa de Misericórdia em Vitória da Conquista voltaram a enfrentar problemas relacionados aos repasses da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa, em nota, que os pagamentos estão sendo efetuados “dentro dos prazos contratuais com a instituição”.

Não é o que garantem os servidores, que alegam estar com enfrentando atrasos salariais “em virtude do não recebimento dos repasses do Sistema Único de Saúde (SUS)”, cuja responsabilidade é da SMS.

Um representante do grupo que diz estar sem salários disse que o pagamento, que costuma ser feito até o quinto dia útil de casa mês, ainda não havia sido realizado até a tarde desta quarta-feira, 22. Procurada, a direção do hospital confirmou o atraso no pagamento e informou que o repasse deverá normalizado assim que a Prefeitura cumprir o prazo contratual. 

A previsão é de que isso possa ocorrer em até 48 horas. Em 2019  situação se repetiu e os funcionários da seção pública do hospital entraram em greve pelo atraso no pagamento dos salários, igualmente causado pelo atraso nos repasses da Prefeitura.

Ainda em 2019 o atendimento da Policlínica Regional de Saúde foi suspenso para pacientes de Vitória da Conquista por atraso no pagamento nas parcelas do consórcio. O Hospital Unimec também suspendeu o atendimento, porque o atraso nos repasses fez com que faltasse insumos básico na unidade de saúde.


COMPARTILHAR