Entre o final de 2021 e os últimos dias de julho de 2023, a Prefeitura de Vitória da Conquista levou à Escola Municipal Mozart Tanajura, no bairro Vila América, o mesmo padrão estrutural já existente nas 70 unidades de ensino requalificadas desde o início de 2021.
A cerimônia de reinauguração, depois do processo de requalificação do prédio escolar, foi realizada na tarde desta sexta-feira (18), reunindo moradores da região, professores, gestores escolares, líderes comunitários, vereadores e aqueles que foram descritos pelo secretário municipal de Educação, Edgard Larry, como “a razão maior de tudo o que fazemos pela educação neste município” – ou seja, os alunos, a exemplo dos adolescentes Miquéias Souza e Raquel da Silva, ambos de 13 anos, moradores do Vila América e colegas na turma do 7º Ano C.
Entre as melhorias feitas na escola, Miquéias disse ter gostado especialmente da cobertura construída no pátio da escola. “Ficou boa essa barreira que colocaram aí para proteger da chuva, porque, antes, a gente tinha que ficar aqui [sob o telhado], e ficava muito apertado”, disse o estudante, que também apreciou o novo aspecto do piso. “Antigamente, escorregava. Agora, está melhor”, registrou. As ilustrações lúdicas nas paredes e as modificações nas salas de aula também mereceram sua aprovação: “Ficou muito confortável e bom para os professores darem aula”.
Raquel concordou com Miquéias, e também elegeu, como alvos de seus elogios, a cozinha e as novas cores. “Achei muito bom para a gente se divertir, muito bom para os alunos. Na parede, os alunos ficavam desenhando, então era muito ruim. Agora, elas foram pintadas, e ficaram bem melhores”, analisou a estudante.
Além dos alunos, a reestruturação da escola também recebeu elogios entre os pais e mães. Falando em nome deles, Rosana Ferreira agradeceu ao Governo Municipal, dirigindo-se diretamente à prefeita Sheila Lemos. “Sou mãe de aluno desde 2012 e pude acompanhar toda a evolução da escola. Passamos por alguns perrengues, mas, graças à sua gestão, hoje estamos com uma escola maravilhosa”, disse Rosana.
Fatos históricos
“O que estamos fazendo pela educação, em Vitória da Conquista, é histórico”, definiu Edgard Larry, que ainda informou ao público o que ouviu da prefeita Sheila Lemos, após uma vistoria completa por todo o prédio. “A prefeita já nos autorizou a batalhar por recursos para melhorar também a quadra aqui ao lado”, anunciou, sob aplausos gerais.
O presidente da Câmara Municipal, Hermínio Oliveira, elogiou os investimentos feitos pela Prefeitura na área educacional – mencionando, sobretudo, a construção da nova sede da Escola Municipal Antônia Cavalcanti e Silva, no bairro Cruzeiro, e a implantação do modelo de ensino em período integral, como já ocorre na Escola Municipal Otaviano Salgado, em Campo Formoso – a primeira da zona rural a funcionar nessa modalidade de ensino. “Assim, as crianças entram na escola de manhã e só saem no final da tarde, já bem alimentadas e com todos os conhecimentos gerais”, comentou o vereador.
A reforma da Escola Municipal Mozart Tanajura foi realizada por meio da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc) e custou aos cofres públicos o valor de R$ 1.312.268,68. Além da construção da cobertura, da revitalização da cozinha e das pinturas lúdicas, já mencionadas pelos alunos ouvidos pela Secom, o trabalho incluiu uma série de outras melhorias: construção de piso tátil, instalação de forro em toda a unidade, revisões elétricas, hidráulicas e do telhado, substituição de portas, fechaduras e vidros, construção da central de gás GLP, readequação de espaços, reparos em alvenaria, revitalização de salas e do depósito, construção de estacionamento e das também citadas coberturas de metal e policarbonato.
“Sonho realizado”
Com um total de 1.155 alunos matriculados, divididos em 42 turmas da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação para Jovens e Adultos (EJA), e ainda 46 estudantes auxiliados por Atendimento Educacional Especializado (AEE) na sala de recursos multifuncionais, a Escola Municipal Mozart Tanajura adquiriu ares de uma nova escola, como definiu o secretário Edgard Larry. “Nem podemos falar em revitalização. É uma nova escola”, afirmou o titular da Smed.
Para o diretor José Roberto Ferreira, a reforma significa o que ele definiu como “a realização de um sonho para a comunidade escolar”. “Não estamos apenas reinaugurando uma escola. Estamos realizando um sonho construído a muitas mãos. Esta reforma trouxe melhores condições de trabalho e de aprendizagem e mais dignidade para professores e alunos”, garantiu o gestor escolar.
A imagem de “sonho realizado” também foi explorada pela prefeita Sheila Lemos. “Este é um sonho que foi sonhado por muitas pessoas e que precisou de muitas mãos para ser realizado”, disse Sheila. A gestora se referiu ao padrão de qualidade que vem sendo implementado na Rede Municipal, tanto na zona urbana quanto na área rural de Vitória da Conquista. “Todas as 70 escolas requalificadas estão com a mesma qualidade de estrutura, de ensino e de merenda escolar”, assegurou.
Sheila destacou, ainda, a maneira como a comunidade escolar local se reuniu para desfrutar dos resultados de suas reivindicações. “Aqui é uma família. E a Família Mozart Tanajura está de parabéns por esta conquista”, exultou.
Outros investimentos
A prefeita afirmou que os investimentos no bairro Vila América e arredores não se resumem ao setor da Educação. E enumerou outras intervenções, a exemplo da chegada do programa Brilha Conquista, com a substituição dos antigos pontos de iluminação, com lâmpadas de vapor de sódio, por novas luminárias de LED – algo que está sendo estendido a todo o parque de iluminação pública de Vitória da Conquista. “As novas lâmpadas são mais econômicas e, além disso, trazem mais segurança para quem estuda e para quem trabalha e precisa ir para casa mais tarde da noite”, avaliou.
Sheila mencionou ainda outros investimentos locais: a reforma do Centro de Convivência, hoje em andamento, a regularização dos imóveis e a entrega de escrituras aos proprietários, a praça da Paróquia Santa Dulce dos Pobres, a pavimentação de ruas e avenidas, a nova estrutura da feira, equipada com cobertura, e algo que será executado em breve: a reconstrução dos canais de drenagem das avenidas Diogo Álvares e Francisco Sabino, que foram rompidos por enxurradas no final do ano passado. Sheila garantiu que assinará a ordem de serviço em breve. Outra boa notícia, trazida pela prefeita e já de conhecimento público, diz respeito às 900 unidades habitacionais da Vila do Servidor, que serão construídas num terreno localizado no bairro.
“Estamos trazendo desenvolvimento para o Vila América”, afirmou a chefe do Executivo. “E estamos trabalhando muito não só pelo bairro, mas por toda a comunidade de Vitória da Conquista”, concluiu.