Conforme acordado no início da semana, os empresários da Rua Siqueira Campos foram recebidos pelo Governo Municipal para mais uma rodada de conversas relacionadas à implantação da faixa exclusiva de ônibus, com o consequente fim das vagas da Zona Azul da via. A reunião, na manhã desta sexta-feira (25) foi com o secretário Chefe do Gabinete Civil, Lucas Dias, o coordenador de Transporte Público da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Sérgio Hubner, do assessor especial do Gabinete, Edimário Freitas Júnior e o procurador jurídico Vinícius Sidarta Umburana
Os comerciantes foram informados que, neste sábado (26), entrará em vigor a segunda fase do projeto para a implantação da faixa de ônibus na Rua Siqueira Campos. A Coordenação de Transporte e a Coordenação de Trânsito da Semob avaliarão o funcionamento da faixa preferencial para ônibus, alternando o uso do corredor com outros veículos. Também serão permitidos, nesta fase, o embarque e desembarque de passageiros do transporte por aplicativo ou táxi, seguindo as regras estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Quanto à carga e descarga, a equipe da Coordenação de Trânsito fará a demarcação de tais pontos em vias transversais à Siqueira Campos.
Mais rapidez, menos demora
Aos comerciantes foram apresentadas as justificativas para a implantação da faixa de ônibus e os resultados positivos da medida para o transporte coletivo de passageiros. De acordo com a Coordenação de Transporte da Semob, com a faixa exclusiva, houve um ganho de seis minutos nas viagens naquele trajeto. Anteriormente, no mesmo 880 metros, no período das 8h às 9h, eram feitas sete viagens e a média desta semana foi de 11 viagens, porque os ônibus que alcançavam uma média de 5.6 km por hora, conseguiram percorrer a mesma distância a 14km/h, um aumento de 50% na velocidade e uma redução de 62% no tempo da viagem.
Os dados reforçam a importância da prioridade ao Transporte Público como uma alternativa para melhorar a mobilidade urbana dentre outras adotadas pela Prefeitura, a exemplo do aumento da frota, monitoramento de viagens por GPS e a redução no valor da passagem.
“O compromisso da prefeita Sheila Lemos é recuperar o transporte coletivo para o conquistense. Há sete meses, antes das medidas adotadas, o sistema transportava menos de 40 mil passageiros por dia, hoje, são mais de 90 mil passageiros por dia”, destacou o chefe do Gabinete Civil, Lucas Dias.