CONQUISTA | Prefeitura lança campanha de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes nessa quinta, 15

A Prefeitura de Vitória da Conquista, em articulação com Comitê Municipal de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social das Crianças e dos Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência (CMRPC), realiza durante todo o mês de maio a Campanha Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. O lançamento será realizado nesta quinta-feira (15), a partir das 8h30, no Centro de Convivência Conquista Criança, com o tema: “Faça Bonito: Escutar é proteger”.

Com o objetivo de conscientizar a população e fortalecer as ações de prevenção e enfrentamento, a campanha propõe uma série de atividades intersetoriais envolvendo as áreas da assistência social, saúde, educação, sistema de justiça, segurança pública, além da sociedade civil e entidades não governamentais. O foco é informar, mobilizar e ampliar a escuta e o acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual, promovendo ações em territórios com maior incidência de violações.

Durante o evento de lançamento, além da cerimônia oficial e falas institucionais, serão realizadas apresentações culturais, atividades recreativas e um ato simbólico em defesa e proteção das crianças e adolescentes. O evento é aberto ao público e conta com a presença da prefeita Sheila Lemos e demais integrantes do Governo Municipal, membros do CMRPC, representantes do sistema de justiça e segurança pública e dos conselhos de direitos e tutelares.

Vitória da Conquista é reconhecida nacionalmente por sua atuação no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. O município foi o primeiro do Nordeste a implantar o Complexo de Escuta Protegida, referência na aplicação da Lei Federal nº 13.431/2017 (Lei da Escuta Protegida). Desde então, o município recebeu diversas visitas técnicas de outros estados e municípios, além de estabelecer parcerias com organizações como Unicef e Childhood Brasil.

A campanha segue até o dia 30 de maio, com ações de conscientização em escolas, unidades de saúde, da assistência social, organizações da sociedade civil e espaços públicos. O encerramento será marcado com o avanço da implementação da Escola Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com o Unicef Brasil.

A data de 18 de Maio marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído em memória da menina Araceli Crespo, assassinada em 1973. A campanha é um chamado à sociedade para assumir a responsabilidade coletiva de proteger a infância e garantir direitos.


COMPARTILHAR