Desde ontem (4), a Prefeitura de Vitória da Conquista está fazendo a limpeza da vegetação na barragem do Cearense, no distrito de Iguá. Como a vegetação dentro da barragem se move, a tendência é ela ir em direção ao sangradouro e, em caso de chover forte, a obstrução poderia forçar o rompimento do talude e causar graves acidentes.
A ação da Prefeitura tem o objetivo de evitar que isso aconteça.
O trabalho, que está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) e pelo Deserg, com apoio do Corpo de Bombeiros, consiste em arrastar a vegetação acumulada do meio da barragem até a margem, utilizando cabos de aço e cinta reboque.
Com apoio de um barco dos Bombeiros, a equipe cerca a “ilha” de vegetação, que, em seguida, é arrastada por uma máquina patrol e por um caminhão. Uma escavadeira hidráulica auxilia na remoção do material.
Em torno da vegetação, a profundidade da barragem chega a mais de 10 metros. Apesar da dificuldade, a expectativa é concluir o trabalho ainda nesta quinta-feira. A estimativa é que sejam necessárias 40 viagens de caçamba para descartar todo o material retirado.
“Como ainda há previsão de muita chuva, a gente está se antecipando, para evitar a obstrução do sangradouro, que está funcionando perfeitamente. Com essa limpeza, vai estar tudo dentro da normalidade e a água poder continuar passando pelo sangradouro”, explicou o gestor da SMDR, Luís Paulo Santos.
Para o coordenador do Deserg, Lucas Batista, a ação vai impedir acidentes e dar mais segurança à população. “Acredito que essa limpeza tranquilize mais a população, tanto do Iguá, como da região, pois caso essa vegetação viesse a entupir o sangradouro poderia acarretar no rompimento da barragem.”
Morador do Iguá há 30 anos, Jadiel Cerqueira acompanhou a operação ontem à tarde. “Para nós, tem uma grande utilidade essa represa, porque ela é o cartão postal do povoado do Iguá”, disse, acrescentando: “O que está precisando, e é o que eles estão fazendo aqui, é a limpeza. Esperamos que eles façam de acordo como deve ser, para ficarmos satisfeitos com a barragem e com o trabalho da Prefeitura.”
Jadiel também lembrou que no início do ano passado, muitas famílias da região ficaram com o acesso ao distrito comprometido, por causa do rompimento da barragem. Na ocasião, a Prefeitura trabalhou na recuperação do equipamento e da estrada que liga Iguá a diversos povoados, como Cachoeira dos Porcos, Rancho Alegre e Lagoa Formosa, e que foi muito afetada pelas chuvas do final do ano.