CONQUISTA | Prefeitura demorou em criar Comitê Gestor de Crise para Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus

A demora da Prefeitura de Conquista em criar o Comitê Gestor de Crise para Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus, somente anunciado nesta sexta-feira, 19, contribuiu para o avanço dos casos suspeitos do Coronavírus no município.


Sem uma política de contenção nas entradas e saídas, especialmente do Sudeste do País, por vias terrestres pela BR-116 (Rio-Bahia) e aéreas, com vôos de destinos europeus, a cidade viu saltar de 3 para 43 o número de casos suspeitos da doença, com a real possibilidade de pacientes confirmados nas próximas horas.


Com o comitê formado no início da crise, os casos suspeitos teriam maior controle e não haveria necessidade de “toque de recolher”, com fechamento em massa do comércio, nem corrida desenfreada aos supermercados em meio ao caos e ao pânico.

O comitê, exigido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde, só foi formado depois de recomendação da Comissão Municipal de Saúde da Câmara de Vereadores. Com a manchete: “

BOMBA-RELÓGIO | Prefeitura ignora riscos em meio ao crescimento de casos suspeitos de Coronavírus

o Sudoeste Digital alertou sobre o assunto.

Nesta sexta-feira, sem qualquer alarde ou nota da Secretaria de Comunicação, o prefeito Herzem Gusmão (MDB) mandou publicar no Diário Oficial do Município a instituição do comitê. Bem, antes tarde, que nunca. Mas que não tenha sio tarde.


COMPARTILHAR