![](https://sudoestedigital.com.br/wp-content/uploads/2025/01/imagem_materia.jpg)
Fonte: Agência Senado
Nessa terça-feira (21), a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), promove uma mesa de diálogo inter-religioso para discutir a construção de caminhos de paz entre as religiões no Brasil. O evento acontecerá no Centro Integrado de Direitos Humanos (CIDH), das 8h30 às 12h, e contará com a participação de lideranças religiosas, movimentos sociais, representantes do sistema de justiça, segurança pública e autoridades municipais.
A data faz referência ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, instituído em memória de Mãe Gilda de Ogum, uma yalorixá que faleceu devido ao agravamento de problemas de saúde causados por ataques de intolerância religiosa, reforça a importância do diálogo, do respeito à diversidade e da convivência pacífica entre todas as religiões.
Segundo o coordenador de Promoção da Igualdade Racial, Ricardo Alves, discutir temáticas como essa com a participação da comunidade é essencial para a construção de um Brasil mais inclusivo e respeitoso. “Esse dia diz muito para todas as religiões, trazendo reflexões e debates sobre o estado laico, o direito fundamental à liberdade de crença, além de incentivar a construção de um Brasil mais pacífico, onde todos possam professar a sua fé sem medo ou perseguição. Esse é um momento de convivência entre todas as religiões, por isso o diálogo inter-religioso é fundamental”, destacou Ricardo.