CONQUISTA | Prefeitura admite subnotificação em casos suspeitos para o Covid-19

Resultado de imagem para teste corona

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) reagiu ao comunicado oficial da Prefeitura de Conquista que, ao admitir subnotificação em pacientes suspeitos para o Novo Coronavírus (Covid-19), negou falta de testes (LEIA O COMUNICADO DA PREFEITURA). A informação está no fina do comunicado sobre o fechamento do comércio local.

“É importante reforçar que a população de Vitória da Conquista deve realizar o isolamento social como medida de prevenção, uma vez que não está sendo disponibilizado para o município quantidade suficiente de testes pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, o que pode gerar subnotificação sobre o real número de infectados em nosso Município. Por isso, todas as medidas de prevenção precisam ser cumpridas com rigor”. – NOTA DA PREFEITURA DE CONQUISTA

Em resposta, a Secretaria Estadual da Saúde esclarece, em nota, que nunca disponibilizou um único teste para Vitória da Conquista ou qualquer outro Município.

De acordo com a Sesab, a coleta do material em pacientes com sintomas da Covid-19 é feita com aparelho descartável disponível em qualquer unidade básica de saúde.

“As 417 Secretarias Municipais de Saúde devem encaminhar o material adequadamente coletado em suas unidades para o Laboratório Central do Estado, reconhecido pela sua eficiência e precisão. O Lacen tem funcionado em regime de 24 horas e os resultados, num prazo médio de 48 horas, estão disponíveis para as secretarias municipais que os solicitaram”, esclareceu a nota.

A Sesab informa, ainda, que “saúda o Decreto Municipal 20.202, acompanhando prefeituras, como a da capital, que dois dias antes, foram as primeiras a municipalizar as ações, através de atos administrativos em busca de harmonia e colaboração neste momento de grave ameaça à população”.

A razão das medidas restritivas é a necessidade de conter a contaminação, e não a falta de “testes” que nunca foram fornecidos. 

Demonstrando preocupação com a afirmação da Prefeitura, a Sesab enfatiza, ainda na nota, que “a possibilidade de subnotificação admitida pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, em sua nota oficial, precisa ser testada urgentemente. Se houve subnotificação, que não é gerada pela falta de “testes” que nunca foram distribuídos, o eventual atraso nas medidas emergenciais pode custar vidas”.

Por fim, esclarece que “o Governo da Bahia leva a todas as prefeituras, o mesmo apelo dirigido ao governo federal, para que a sensibilidade conduza à compreensão de que nada é mais importante, neste momento, do que defender a vida”. A Prefeitura ainda não se manifestou


COMPARTILHAR