A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (08) a Operação London Eye (Olho de Londres), para combater crimes relacionados a falsificação de passaporte brasileiro e emigração (saída espontânea de um país) ilegal para o Reino Unido. Pelo menos doze Policiais Federais cumprem três mandados de busca e apreensão e dois mandados de medidas cautelares na cidade de Vitória da Conquista.
A operação parte de uma investigação iniciada em março deste ano quando um cidadão foi detido ao emitir um passaporte brasileiro com nome falso no posto do SAC de Vitória da Conquista/BA.
Outro brasileiro também já havia praticado a mesma fraude e teria emigrado, ilegalmente, para a Inglaterra, onde requereu visto de permanência com base em união familiar a partir do documento falso, informou a PF. O benefício migratório seria embasado na nova filiação criada pelos falsificadores.
Duas irmãs, com nacionalidade brasileira e italiana, que residem na Inglaterra, permitiam que usassem seus nomes na condição de mãe dos envolvidos para facilitar a obtenção do visto. Durante o cumprimento das buscas, foram apreendidos celulares, documentos, cartões bancários e, ainda, uma arma sem registro e entorpecentes. As investigações estão sendo acompanhadas pela INTERPOL.