No final da tarde dessa terça-feira (20), a equipe do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP (Vitória da Conquista/BA) deu cumprimento a mandado de prisão preventiva expedido pelo juízo da 1ª vara criminal de Castanhal, Pará, contra Pablo Santana Rocha, indiciado pela autoria de homicídio qualificado praticado no dia 14/06/2023, por volta das 10:10, na esquina com Honório Bandeira, bairro Santa Lídia, Castanhal, tendo como vítima o empresário Pedro Henrique Dantas Duarte (imagem acima).
No decorrer das investigações, iniciadas logo após o crime, a Delegacia de Homicídios de Castanhal conseguiu reunir rapidamente elementos de informação que demonstravam a autoria e materialidade do delito, assim como a presença dos requisitos legais para a decretação da prisão preventiva do suspeito, representando-se nesse sentido na manhã do dia seguinte (15/06), o que foi deferido no dia 16/06.
Desde então as equipes da Delegacia de Homicídios de Castanhal e Núcleo de Apoio à Investigação de Castanhal – NAI passaram a realizar levantamentos e buscas pelo suspeito nos municípios de Castanhal, Santa Maria do Pará e Bonito, as quais revelaram que o mesmo havia fugido do Estado para se esconder na casa de parentes em Vitória da Conquista/BA.
Após pesquisas em bancos de dados e com o apoio do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa de Vitória da Conquista, conseguiu-se localizar e prender o suspeito, que estava na casa de uma tia, localizada em área nobre do Município baiano. Ele deve ser transferido para Castanhal. | Redação Notícia Virtual
ENTENDA O CASO – O empresário Pedro Henrique Dantas Duarte, 30 anos, foi baleado por volta das 11h da manhã de quarta-feira, 14/06, em Castanhal, região nordeste do estado do Pará, por um homem ainda não identificado pela polícia. A vítima ainda chegou a ser socorrida pelo Samu e levada para a UPA do município, mas morreu ao dar entrada no hospital.
De acordo com informações de testemunhas a vítima recebeu vários tiros dentro do seu carro, uma BMW branca, quando trafegava na travessa Honório Bandeira, no bairro do Milagre. Uma câmera de segurança de uma residência registrou o momento em que o carro segue desgovernado e cai em uma vala. O suposto assassino sai do carro e ainda pega carona com um motociclista que passava pelo local e deixado as margens da BR- 316.
De acordo com o relato do motociclista, que não teve o nome divulgado pela polícia, o homem estava ensanguentado e teria dito que era motorista do carro e que tinha perdido o controle e se machucado no acidente.
A vítima era proprietária de uma loja de venda de carros novos e seminovos de alto padrão, além de veículos náuticos. Em grupos de whatsapp e redes sociais de amigos e parentes da vítima, corre a informação de que Pedro Henrique teria ido cobrar uma dívida no valor de seis mil reais do suposto assassino, que seria do município de Santa Maria do Pará, mas até agora a Polícia Civil não divulgou e nem confirmou nada sobre as investigações do caso. | O Liberal