CONQUISTA | PM apreende motos e acaba com “rolê” de desordeiros na zona Oeste

SUDOESTE DIGITAL (Da redação) – Um grupo de desordeiros motorizados, com veículos sem escapamentos, que promovia arruaças empinando motocicletas, praticando vandalismo, desafiando autoridades e colocando em risco pessoas em ruas, avenidas e até em calçadas, foi contido pela Polícia Militar, na zona Oeste de Conquista. O resultado da ação foi a apreensão de motocicletas em situação irregular, além de outros notificações aos condutores com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e no Código Penal, conforme cada caso.

Em nota, a 78ª Companhia Independente de Polícia Militar detalhou a ação, que ocorreu na madrugada do dia 25, segunda-feira. De acordo com a PM, a Central de Comunicação da PM (CICOM) emitiu um Alerta Geral para as viaturas da cidade, relatando uma significativa concentração de motocicletas gerando tumulto através de buzinaço, cortes de giro, direção perigosa e ameaça de danos nos principais corredores das Zonas Oeste, Norte e Central da cidade.

“As guarnições responderam prontamente, realizando acompanhamento em conjunto e a distância, bem como implementando cerco para conter os motociclistas infratores. Estes, de forma criminosa e irresponsável, praticavam contramão, frenagens abruptas e manobras perigosas na tentativa de evadir-se das guarnições”, diz a nota.

“No final as guarnições da 78ª CIPM, com apoio da CIPT-SO, obtiveram sucesso na abordagem e identificação de alguns motociclistas infratores. Adicionalmente, procedeu-se à remoção dos veículos ao pátio da Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN)”.

Vale ressaltar que a maioria dos veículos envolvidos na ação coordenada dos infratores apresentava adulterações ou remoção dos sinais de identificação veicular, como a retirada ou reposicionamento das placas, dificultando a identificação à distância. Não foram realizadas conduções ao DISEP nessa ocorrência.

“Quem tem filhos pequenos sabe que cada segundo de sono é precioso. Do nada o que era sossego se transformou em pesadelo e muitos até marcam esses encontros, esses “rolês” pela internet. A falta de respeito tem tomado conta, com esses motoqueiros ou sei lá o que, acelerando motos sem escapamentos. Esses jovens precisam ter empatia”, desabafou uma moradora do Bairro Ibirapuera.

Retirar o escapamento das motocicletas configura como uma alteração de característica de veículo automotor, prevista no artigo 230, parágrafo VII e XI, do Código de Trânsito Brasileiro. É considerada uma infração grave, com penalidade de multa no valor de R$ 195,23 e retenção do veículo para regularização.

No mesmo artigo, porém no parágrafo XI, existe outra infração: a condução de veículos com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante. A descarga livre ocorre quando o escape está apenas com um cano, sem nenhuma espécie de abafador ou silenciador, aumentando o ruído do escapamento. Ficando nesse caso, o condutor sujeito a infração de trânsito de natureza grave, cujo valor é de R$195,23, e como medida administrativa fica o veículo retido para regularização.


COMPARTILHAR