CONQUISTA | Passageiro de ônibus é flagrado transportando corrupião aprisionado em gaiola

Policiais rodoviários federais faziam fiscalização na altura do quilômetro 830 da BR 116, trecho do município de Vitória da Conquista (BA), quando abordaram um ônibus que seguia de Belo Horizonte (BH) com destino a cidade de Salvador (BA). O cenário previa mais um flagrante de crime ambiental.

Foi na manhã desse sábado (06) quando, ao adentrar no veículo, a equipe realizou os procedimentos de fiscalização, e com um dos passageiros foi encontrada uma ave conhecida popularmente por corrupião. O pássaro estava confinado dentro de uma gaiola, ambiente escuro e sem a ventilação adequada.

Dada às circunstâncias, o homem de 39 anos de idade assumiu a responsabilidade pelo aprisionamento ilegal do animal. Ele disse que levaria a ave para criação própria em sua residência.

Em seguida, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência e o infrator responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente (Lei 9.605/98). O pássaro foi encaminhado aos cuidados do órgão ambiental CETAS.

Em Conquista, o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) é uma unidade responsável pelo recebimento de animais silvestres apreendidos, resgatados ou entregues espontaneamente pela população, com vistas à execução de serviços de identificação, marcação, triagem, avaliação, tratamento, recuperação, reabilitação e destinação desses animais, tendo como objetivo maior a devolução deles para a natureza.


COMPARTILHAR