CONQUISTA | Parceria com unidade hospitalar dota ACIDE de sala de Atividade da Vida Autônoma

Imagem: divulgação/internet

A Associação Conquistense de Inclusão do Deficiente (ACIDE) recebeu uma sala de Atividade da Vida Autônoma (AVA). O equipamento é fruto de uma parceria entre a Instituição e o São Lucas Day Hospital. A Sala AVA contém eletrodomésticos como: fogão, geladeira, micro-ondas entre outros itens de cozinha que tem como objetivo capacitar a Pessoa com Deficiência Visual a manusear esses equipamentos com segurança sem correr o risco de se acidentar, sobretudo, que esse ator social passe a ter autonomia ao desenvolver essas atividades do cotidiano, principalmente aqueles que moram sozinhos.

Para a presidente da ACIDE, Alana Sheila, a sala AVA é o serviço de reabilitação que estava faltando na Instituição. “Muitos deles perdem a visão depois de adulto e com isso também acham que perdeu algumas habilidades, então eles irão aprender a fazer algumas coisas do cotidiano como, acender o fogão ou forno, descascar uma verdura e até mesmo cortar um alimento no prato”.

“Porém aqueles que já nasceram cegos, terão a oportunidade de aprender essas técnicas”, continuou a gestora, ressaltando que agora a luta é para adquirir o profissional que possa ministrar essas aulas. O associado Cláudio Figueira perdeu a visão há oito anos, por conta de uma bactéria que causou uma infecção no fundo dos olhos. Ele explicou a importância desse serviço.

“Eu tenho dificuldade de acender o fogo, de saber se a panela está no lugar certo. Então, aprender essas técnicas vai ser de grande valia, porque irá ajudar evitar acidentes”.

Segundo o Médico Oftalmologista e sócio do São Lucas Day Hospital, Júlio Carlos Aurich, a empresa está apenas retribuindo e agradecendo a Deus a possibilidade dessa parceria. “Eu acredito em nome da São Lucas, que a inauguração da sala trará uma independência para o deficiente visual e é algo que nós acreditamos muito. Eu sempre vi que além de enxergar com os olhos, nós podemos enxergar com os dedos, audição, olfato, e principalmente com o coração”.

“Aqueles pacientes que me procuram, que tem um teste visual permanente, total e até mesmo severo, eu sempre digo a eles que precisam ser introduzidos na comunidade, com seu esforço, trabalho e a sua capacidade de criar e que não está limitada apenas aos olhos.”

A Acide, fundada em 25 de setembro de 1989, tem como missão promover a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, com atendimento abrangendo pessoas da cidade de Vitória da Conquista, região Sudoeste da Bahia e Norte de Minas Gerais. A instituição atua na habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência visual, ofertando serviços de atendimento na área da Estimulação visual, Alfabetização em Braille, Informática Adaptada, Orientação e Mobilidade , Letra Cursiva, Soroban, Artesanato, adaptação de material, aulas com Educador físico , atendimento em Psicologia e Nutrição, tendo como perspectiva ainda a inserção delas no mercado de Trabalho e nos mais diversos setores sociais, viabilizando o bem-estar e o reconhecimento social de seus associados. | Release produzido pela Ascom/Acide.


COMPARTILHAR