CONQUISTA | Pacientes reclamam de demora para atendimento no Hospital Geral

Pacientes reclamam da espera e aglomeração na recepção da urgência do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), no sudoeste da Bahia. Vídeos divulgados nesta sexta-feira (22) registram a superlotação do local.

Segundo o HGVC o problema ocorre devido a alta demanda de pacientes que estão retornando para consultas e tratamentos após a pandemia de Covid-19.

A situação foi vivenciada de perto por Ernesto Rocha. Ele conta que viu a irmã passar quase uma semana em uma maca, no corredor do hospital. A mulher sofreu um acidente e precisava de atendimento de urgência.

“Ela ficou cinco – seis dias no corredor lotado de gente. Até que conseguiu uma vaga e tá lá [internada]”, conta.
Ainda de acordo com acompanhantes de pacientes do hospital, há mais de 20 dias, as cadeiras que ficam na recepção da unidade foram retiradas. No local, foram colocadas macas para pacientes que aguardam atendimento.

A produção da filiada da TV Bahia em Vitória da Conquista, tentou contato com a gestão do hospital, que emitiu uma nota informando que a escala de médicos está normal. Disse ainda que a superlotação ocorre por causa da alta demanda, causada pelo abandono, por parte dos pacientes, dos tratamentos e atendimentos médicos durante a pandemia.

A nota diz ainda que os postos de saúde de Vitória da Conquista não estão funcionado de maneira adequada, de forma que muitos pacientes estão na recepção do hospital por não estarem sendo assistidos pelo sistema de saúde municipal. A unidade disse que o problema deve ser resolvido em cerca de 90 dias, quando será concluída uma obra de ampliação do hospital. Até o momento, a prefeitura de Vitória da Conquista não se manifestou sobre o caso. | G1 Bahia.


COMPARTILHAR