A Presidente Vargas é uma das avenidas mais movimentadas de Vitória da Conquista, com um fluxo de veículos intenso tanto da cidade quanto do município vizinho de Barra do Choça. O trecho de 3,12 quilômetros, que se estende da Avenida Presidente Vargas até o lado leste do Anel Rodoviário, está sendo duplicado e recebendo obras de requalificação, como asfalto e iluminação.
A intervenção foi iniciada em 2022, com prazo de conclusão em oito meses. Entretanto, dois anos depois, as obras ainda não foram concluídas. Após atrasos, a previsão da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) é que a obra seja entregue até o Natal, 25 de dezembro deste ano. O Blog do Sena, esteve no local nesta terça-feira (10) e verificou que as obras estão andando em ritmo mais avançado. Máquinas e funcionários estão no local executando a obra. Além disso, o trecho foi sinalizado, para facilitar o tráfego no local e melhorar a segurança
Devido ao atraso, a obra foi alvo de várias polêmicas. Entre as principais reclamações dos moradores e motoristas, estavam os perigos e transtornos causados pela falta de iluminação e sinalização precária em um perímetro onde os veículos, inclusive carretas, trafegam em alta velocidade. Outra preocupação é a falta de sinalização adequada, uma queixa frequente da população, que relata aumento nos acidentes e dificuldades no trânsito.
Inclusive, dois acidentes fatais em apenas duas semanas na Avenida Presidente Vargas, agravaram a preocupação de moradores e frequentadores da região. Na noite de 25 de outubro, Júlio César, de 42 anos, morreu após um grave acidente. Pilotando uma moto, ele foi atingido por um carro e, apesar do socorro do Samu 192, não resistiu aos ferimentos.
O outro acidente aconteceu no dia 7 de novembro e o motociclista Ricardo Santos também perdeu a vida após colidir com uma caminhonete no cruzamento das avenidas Presidente Vargas e Luís Eduardo Magalhães. Ambos os acidentes provocaram comoção na cidade e reforçaram as críticas à segurança do local, especialmente pela falta de iluminação adequada, essencial para a segurança de motociclistas, ciclistas e pedestres. | Blog do Sena.