SUDOESTE DIGITAL (Da redação) – Desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (4) Vitória da Conquista está encoberta por densas nuvens de fumaça, provocadas por queimadas em grande parte da zona sul da cidade.
O professor de Climatologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Rosalve Lucas, reforça que esse fenômeno realmente se deve às queimadas que têm ocorrido na região.
“Nós estamos agora na rota das fumaças das queimadas que estão fazendo por aí. Elas entraram na parte elevada da atmosfera, acima dos mil metros, e ficam num estágio semi-estacionário, de difícil dissipação, impedindo a formação de nuvens e caindo a umidade relativa do ar de maneira brusca e perigosa por onda passa”, pontuou.
A umidade relativa do ar nesta quarta pode chegar a 30% em Vitória da Conquista. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível ideal de umidade relativa do ar é 60%. Abaixo disso já começa ser inadequado para a saúde.
A zona leste também foi duramente afetada, principalmente nas imediações do campus da UESB. O calor que predomina em grande parte da região favorece a incidência de focos de incêndios.
Os efeitos da fumaça são sentidos por moradores próximos e até mesmo os mais distantes, que reclamam de mal estar, dores de cabeça e náuseas. Agentes do 7º Batalhão de Bombeiros Militar e brigadistas atuam na linha de frente para combater os focos de incêndio.