Apesar de a Prefeitura sustentar que os casos de dengue sofreram redução nos últimos dias, os números fatais da doença assustam a população. Até esta segunda-feira (13) já havia sido contabilizadas 14 mortes confirmadas e outras 44 em investigação.
A própria Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirma os números. E mais, a pasta contabilizou 35.038 notificações suspeitas de dengue em Vitória da Conquista, com 15.014 casos confirmados, segundo o boletim semanal epidemiológico divulgado.
De acordo com a análise feita pela Vigilância Epidemiológica Municipal, dos dados obtidos pelo Sistema de Notificação de agravos compulsórios (Sinan), desde a semana epidemiológica n°15 (de 7 a 13 de abril) até a semana epidemiológica nº 18 (de 28 de abril a 4 de maio). “Observa-se uma redução de 45,159% nos casos notificados para dengue em Vitória da Conquista. Em comparação às semanas epidemiológicas n°17 e 18, a redução chega a 54,682%”, pontua a prefeitura.
Sobre as mortes, o município reforça que “nos últimos oito dias, foram confirmados os óbitos de dois moradores, em decorrência da dengue grave. A Câmara Técnica do Estado da Bahia ainda está investigando 44 óbitos por suspeita de dengue e já descartou outros quatro”.
MAIS -A SMS registrou também 2.978 casos notificados como suspeita de chikungunya, com 72 confirmados, além de 1.376 notificações para zika, com três delas confirmadas para a infecção.
Atualmente, 69 pacientes com notificação de dengue estão internadas em unidades hospitalares para tratamento.