CONQUISTA | Novo ponto turístico de Vitória da Conquista custou mais de R$1 milhão

A cidade de Vitória da Conquista, localizada no sudoeste baiano, ganhou um novo ponto turístico. Chamada de Catedral das Flores, a área de lazer e contemplação das belezas naturais possui uma estrutura metálica que chega a 12 metros de altura e uma cobertura de flores da espécie ipomeia rubra. O investimento no espaço foi de R$ 1.047.511,08, segundo publicação da prefeitura da cidade.

Os moradores aprovaram a novidade, que ainda conta com fonte, iluminação, oito canteiros suspensos com espécies de flores variadas e bancos para contemplação das flores e do pôr do sol. São 200 metros quadrados e localização próxima à rua Marcelino Rosa, bairro Recreio, ao lado do Orquidário Municipal Zilda Gusmão Pereira.

Vale ainda pontuar que o investimento da Cathedral é oriundo de um empréstimo junto à Caixa Econômica, com parte do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).

Novo ponto turístico integra o Parque Municipal Natural do Rio Verruga

Projetados pelo escritório do arquiteto urbanista Jaime Lerner (1937-2021), a Catedral de Flores e o Orquidário Zilda Gusmão fazem parte do projeto urbanístico do Parque Ambiental do Rio Verruga, elaborado em 2019, e que a partir da Lei 2.907/2024, sancionada no dia 19 deste mês, passou a se chamar Parque Municipal Natural do Rio Verruga.

O projeto foi iniciado da gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão e concluído na administração da atual prefeita Sheila Lemos. A obra foi criada para ser um espaço de contemplação e lazer e para simbolizar o renascimento florístico da cidade.

“Este espaço foi sonhado pelo saudoso Herzem Gusmão. Ele sonhou e projetou com um dos maiores urbanistas que o país já teve”, disse a prefeita Sheila Lemos em pronunciamento durante a entrega da obra. “Um espaço democrático, para todas as pessoas, de todos os bairros, de todas as zonas, para as crianças da rede municipal de ensino, enfim, um espaço à disposição dos conquistenses e para quem vem nos visitar”, completou.


COMPARTILHAR