CONQUISTA (Novidades no caso) | Relato de criança estuprada em escola municipal viraliza no Brasil inteiro

Resultado de imagem para caic vitória da conquista

O relato de uma criança de 7 anos, estuprada esta semana por três adolescentes, no banheiro de uma escola municipal de Vitória da Conquista, causou comoção e revolta em boa parte do país, após a família tornar público o ato. O abuso ocorreu no dia do aniversário da vítima.

Segundo a mãe da vítima, o que ocorreu no interior da escola poderia ter sido evitado caso os monitores fizessem o acompanhamento das crianças. A mulher contou que o filho estava em horário de aula e, ao ir ao sanitário para fazer xixi, teria sido abordado pelos três adolescentes, que premeditaram o ato.

Os acusados, entre 13 e 15 anos, que também estudam na mesma escola, abaixaram a calça da criança e introduziram um objeto no ânus do garotinho, que chegou a evacuar e sangrar. A criança foi salva por um outro adolescente, que chegou no momento e impediu a continuidade do ato.

A criança contou depois que saiu correndo e foi na sala onde estuda o seu irmão, em busca de socorro. Os irmãos foram em busca do pai, que retornou com eles à escola, mas não encontraram os agressores. “Vou mover céu e terra, mas isso não vai ficar impune”, disse a mãe.

A família foi à delegacia de polícia registrar boletim de ocorrência e ao hospital. “Até o momento a direção da escola não nos procurou, mas a delegada já está tomando as providências e apurando tudo”, contou.

“Queremos que as escolas municipais tenham mais segurança, porque pode acontecer com outras crianças o que aconteceu com meu filho”, continuou, dizendo que o filho ainda está muito assustado.
“Nossa família está arrasada, estamos arrasados, meu mundo desabou, mas isso não vai ficar assim, vou lutar até a o fim por justiça”, disparou a mãe, revelando um misto de tristeza e impunidade.

A delegada do Núcleo da Criança e da Adolescência, Rosilene Moreira, está à frente do caso. De acordo com ela, os fatos estão sendo apurados e que, no momento, a maior preocupação é com a criança, que necessidade de cuidados e de manter a sua identidade preservada.

O QUE DIZ A PREFEITURA – Em nota à imprensa, informou que, “emrelação ao gravíssimo caso ocorrido na tarde de ontem, nas dependências do Centro Municipal Professor Paulo Freire, CAIC, a Prefeitura de Vitória da Conquista, tendo à frente das investigações a Secretaria Municipal de Educação, vem a público informar que todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas”.

Ainda segundo a nota, “a família da criança e o próprio menino estão sendo acompanhados pelo Conselho Tutelar que os encaminharam, imediatamente, ao Hospital Esaú Matos e Departamento de Polícia Técnica para fazer o exame de corpo de delito. Também foi dado encaminhamento para assistência psicológica e social do município”.

Sobre o que será feito, frisou que “ainda hoje, vai ser realizada uma reunião para começar a se apurar os responsáveis pelo ocorrido. Certificado de que houve qualquer tipo de omissão ou descuido, as punições serão aplicadas. Dentre elas, a possibilidade do afastamento de toda a equipe gestora da escola”.

Em relação aos adolescentes acusados pela criança, também será feita a avaliação das ações em relação a eles, disse a nota. “Em confirmado que o delito foi efetivamente cometido, eles serão encaminhados ao Conselho Tutelar e ao Ministério Público, para que as medidas determinantes nesses casos sejam tomadas”.

Por fim, acentua que “a Prefeitura de Vitória da Conquista irá dar total transparência às ações decorrentes sobre o assunto e se coloca inteiramente à disposição da imprensa e da comunidade para prestar as informações necessárias. Para nós, é de extrema importância que fatos como estes sejam exemplarmente punidos para que nunca mais voltem a ocorrem em nossa cidade”.


COMPARTILHAR