O SAC e o Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) iniciarão a expansão do atendimento para emissão da nova Carteira de Identificação Nacional (CIN) a partir de 1º de agosto. No interior do estado, a expansão inicia em 15 de agosto, abrangendo postos SAC em Feira de Santana I e II, Vitória da Conquista I e II, Ilhéus, Irecê, Itabuna e Barreiras. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.A ampliação começa com cinco postos na capital e dois na Região Metropolitana de Salvador (RMS): SAC Barra, Bela Vista, Shopping da Bahia, Comércio e Uruguai, na capital; e Camaçari e Lauro de Freitas, na RMS.
Em um segundo momento, a partir de 8 de agosto, mais seis postos serão incluídos: SAC Cajazeiras, Liberdade, Pau da Lima e Periperi, na capital; e também Candeias e Simões Filho (Shopping Multicenter Empresarial), na RMS.
Suspensão
Para preparar a expansão do novo RG, a Rede SAC suspenderá o atendimento nos sete postos selecionados de 29 a 31 de julho. A entrega do RG antigo continuará normalmente nesses dias, mediante apresentação do protocolo.
O agendamento para emissão da CIN pode ser feito pelo aplicativo ou portal GOVBA (ba.gov.br). Atualmente, a emissão da CIN já ocorre nos postos SAC Pituaçu e Salvador Shopping, na capital. A primeira via é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação.
Documentação
Para solicitar o novo RG, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original, cópia autenticada ou em formato eletrônico). A CIN permite a inclusão de outros documentos, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar, além de condições de saúde e informações pessoais, como tipo sanguíneo e opção de doação de órgãos.
O novo documento também incluirá o nome social a pedido do cidadão e terá uma versão digital disponível no GOV.BR três dias após a impressão. Com um QR Code para verificação de autenticidade, a CIN substitui o antigo RG, que permanece válido até 28 de fevereiro de 2032. O investimento no projeto supera R$ 8,6 milhões, e a validade da CIN varia de acordo com a faixa etária do cidadão. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
A implantação da CIN na Bahia é realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb) através do SAC. Mais informações estão disponíveis nos sites oficiais (saeb.ba.gov.br e sac.ba.gov.br).