CONQUISTA – Nildma Ribeiro destaca benefícios do INSS Digital para os trabalhadores rurais

Imagem Nildma Ribeiro destaca benefícios do INSS Digital para os trabalhadores rurais
Na sessão ordinária desta sexta-feira (29), da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), a vereadora Nildma Ribeiro (PCdoB) falou sobre o acordo  de cooperação técnica entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG). Por meio do INSS Digital, processos de aposentadoria e direitos como auxílio-doença poderão ser realizados nos próprios sindicatos rurais.

Nildma explicou que o INSS Digital é um projeto que transforma os processos físicos em digitais, através de uma plataforma tecnológica. “É  uma tentativa de agilizar o processo dos trabalhadores e trabalhadoras rurais aos seus direitos previdenciários”, pontuou.

MATÉRIA RELACIONADA
Fetag reúne representantes de 34 municípios do Sudoeste para debater sobre INSS Digital


A vereadora explica também que através do acordo de cooperação entre as instituições, o trabalho que antes era realizado na agência do INSS poderá ser feito nos sindicatos rurais. “Isso é importante porque o sindicato é a casa do trabalhador rural. Os dirigentes sindicais conhecem de perto  a realidade desses trabalhadores, a localidade onde vive, como vive, com o que trabalham”, disse. 

Nildma informa que o acordo de cooperação entrará em vigor no início do mês de julho. “É importante que os trabalhadores já procurem o seu sindicato de origem para pegar mais informações do INSS Digital e acordo de cooperação”, frisou. 

Ações do mandato – Na oportunidade, Nildma falou também sobre a atuação do seu mandato durante esse primeiro semestre de 2018. Ela reforçou que o Centro de Formação Margarida Alves, no bairro Patagônia, “está a todo vapor” com os cursos de qualificação para jovens e mulheres, e informou que nas próximas semanas o seu mandato realizará a entrega de barracas, em articulação com a SETRE ( Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo da Bahia), para fortalecer o trabalho da Economia Solidária. 
Confira o pronunciamento da vereadora


COMPARTILHAR