CONQUISTA | Município tem mais estabelecimentos religiosos que o dobro de escolas e mais que a soma de escolas e unidades de saúde

Nessa sexta-feira (2), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou pela primeira vez em sua história, as coordenadas geográficas mapeadas durante o trabalho do Censo 2022 nos 5.568 municípios brasileiros e no Distrito Federal. Foram registrados 111.102.875 pontos que, segundo o instituto, em uma explicação mais simples, podem ser entendidos como endereços onde estão domicílios ou outros tipos de uso, como estabelecimentos de saúde, de ensino, religiosos, entre outros.

Em Vitória da Conquista são 199.847 endereços, de acordo com o IBGE, dos quais pouco mais de 80% são considerados domicílios, sendo 160.525 domicílios particulares – onde residem pessoas com laços de parentesco, de dependência doméstica ou por normas de convivência – e 133 domicílios coletivos (hotéis, pensões, presídios, quartéis, asilos, orfanatos, conventos, alojamento de trabalhadores etc.), somando 160.658 entre domiciliares e coletivos.

Religião, ensino e saúde

Chama a atenção a comparação da quantidade de escolas e instituições de saúde com o número de estabelecimentos religiosos – onde a edificação ou parte dela, é utilizada com a finalidade exclusiva de congregar pessoas que comungam da mesma fé ou crença para a realização de cultos e rituais religiosos. De acordo com os dados divulgados hoje, em Conquista são 1.162 imóveis dedicados a este fim, ante 430 que se ocupam do ensino e 488 unidades de saúde (postos, hospitais, prontos-socorros, clínicas etc.). Os estabelecimentos religiosos são mais que o dobro tanto de escolas como de estabelecimentos de saúde e mais que a soma dos dois juntos.

O que acontece em Vitória da Conquista reflete o quadro nacional, onde o total somado de instituições de ensino e de saúde é menor que o de igrejas e semelhantes. No total são 579,7 mil estabelecimentos religiosos no Brasil, 264,4 mil de ensino e 247,5 mil de saúde. No país, a média é de 286 igrejas para cada 100 mil habitantes, em Vitória da Conquista é de um estabelecimento religioso para 319 pessoas ou 313 estabelecimentos para cada 100 mil. No caso das unidades de saúde a média é de uma para 488 pessoas e escolas e semelhantes é uma para 862 pessoas. Vitória da Conquista tem 370.879 habitantes, segundo o Censo 2022.

Na Bahia, os estabelecimentos religiosos somaram em 2022, 52.939 endereços, 28.315 de saúde e 16.347, de educação, totalizando 44.662. Igrejas e semelhantes são mais de três vezes a quantidade de estabelecimentos de saúde e quase o dobro dos endereços de ensino.
Há 1.162 endereços onde funcionam igrejas, templos e atividades religiosas (Foto: Igreja N. Sra. das Candeias/Reprodução do site da Arquidiocese de Vitória da Conquista)

Em construção

Além do número e das coordenadas de endereços domiciliares e de estabelecimentos de ensino, saúde e religiosos, o IBGE divulgou as coordenadas dos estabelecimentos agropecuários (dedicados a atividades agrícolas, pecuárias, florestais ou aquícolas, independente de sua produtividade na data de referência e do destino da produção – venda ou subsistência -, desde que contenha edificação localizada no terreno: 3.789 (inclui todo município);

Estabelecimentos de outras finalidades (caracterizados pelo uso para outros fins que não se enquadram nas anteriores, como oficinas mecânicas, bancos, farmácias, escritórios, associações e comércio em geral): 23.709;

Edificações em construção (toda futura edificação, a partir da fundação, com a obra em andamento ou não concluída, além de toda edificação que, apesar de construída, estava passando por uma obra de reforma na data de referência. Esta espécie exige que não exista morador ou outro uso da edificação): 9.611 | Fonte: Blog do Giorlando Lima.

RESUMO

– Endereços domiciliares: 160.658
– Endereços destinados ao ensino: 430
– Estabelecimentos de saúde: 488
– Religiosos: 1.162
– Em construção: 9.611
– Estabelecimentos agropecuários: 3.789
– Comércio, cultura, prédios públicos e outros: 23.709

Foto destaque: Assessoria da Embasa


COMPARTILHAR