Vitória da Conquista foi contemplada, pela terceira vez consecutiva, com o Selo Unicef, um reconhecimento internacional que destaca os avanços do município na promoção e proteção dos direitos de crianças e adolescentes. A cerimônia de entrega aconteceu nessa terça-feira (17), em Salvador, e contou com a participação de uma delegação formada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Social, a articuladora do Selo Unicef, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), e do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca).
Na Bahia, dos 417 municípios, apenas 236 aderiram ao projeto do Selo Unicef e, desses, 69 conseguiram a certificação. Os municípios premiados se destacaram por suas ações em áreas prioritárias, como educação, saúde, proteção e participação social. Nesta edição, foram avaliados indicadores como os cuidados com a primeira infância e a adolescência, a melhoria da educação desde a creche até a transição para o mercado de trabalho, os investimentos na saúde física e mental de crianças e adolescentes, a promoção de hábitos de higiene e acesso à água limpa, a proteção contra violências e a garantia de proteção social para famílias vulneráveis, especialmente aquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais.
Para o secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, a certificação internacional representa uma conquista coletiva do município, que foi possível graças ao trabalho do Governo Municipal e dos atores que trabalharam para garantir a proteção integral de crianças e adolescentes. Essa é uma certificação internacional que reconhece os avanços do município na agenda dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Esse reconhecimento mostra que temos avanços significativos no campo da assistência social, educação e saúde. Esse é um dos compromissos do nosso governo em priorizar essa agenda e melhorar a vida dos nossos meninos e meninas”, destacou Michael.
Em Vitória da Conquista, o desenvolvimento das ações do Selo Unicef é coordenado por representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Semdes), Saúde (SMS) e Educação (SMED). Laís Pinheiro, articuladora do Selo Unicef no município, destacou a relevância da conquista e como ela é um incentivo para que o trabalho continue e que se possa avançar cada vez mais na garantia de direitos das crianças e adolescentes. “É uma alegria imensa representar o nosso município em mais uma conquista. Essa é a terceira vez consecutiva que recebemos o Selo, e isso significa que priorizamos, todos os dias e cada vez mais, a infância e a adolescência”, afirmou Laís.
O Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca), por sua vez, desempenha um papel fundamental no engajamento e na participação cidadã de adolescentes. No núcleo, os jovens participam de atividades que fortalecem seu papel na construção de políticas públicas e estimulam a compreensão e a defesa de direitos. Representando os adolescentes do município, Yuri Carvalho, integrante do Nuca, celebrou a premiação. “É uma honra vir de Vitória da Conquista e representar os adolescentes da minha cidade”, disse Yuri, emocionado.
O presidente do Comdica, Joabe Oliveira, também comemorou o reconhecimento. “O Comdica parabeniza todos os envolvidos. Enquanto conselho, ficamos muito felizes, pois esta é uma conquista de toda a nossa cidade”, afirmou.