CONQUISTA | Ministros Damares Alves e João Roma recebem representantes do Governo Municipal

Os ministros da Cidadania e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos receberam, em seus respectivos gabinetes, o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, e do procurador Geral, Edvaldo Ferreira Júnior para tratar de assuntos relevantes para Vitória da Conquista.

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, no encontro ocorrido na terça-feira (27), confirmou que estará na inauguração do Complexo de Escuta Protegida para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, que ocorrerá no mês de julho. 


“Foram dias muito produtivos que vão trazer uma série de investimentos para o nosso município, especialmente no concernente as políticas públicas da assistência social. Foi uma grande honra ter sido indicado por nossa prefeita Sheila Lemos para representar o nosso município com o amigo e colega Michael Farias”, destacou Edvaldo Ferreira Júnior.

Na reunião, também foram apesentadas as iniciativas inovadoras da Prefeitura de Vitória da Conquista na área dos direitos humanos e, em especial, no âmbito da política da criança e do adolescente e da política para mulheres.

O município pleiteou recursos financeiros para a aquisição de equipamentos e mobiliários para a Casa Rosa (abrigo para mulheres em situação de violência) e para reforma e ampliação do Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Em reunião com João Roma (C) a equipe de governo apresentou demandas da Secretaria de Desenvolvimento Social

Ontem (28), durante o diálogo com o ministro da Cidadania, João Roma foram apresentadas as demandas do município como: liberação de recursos para a reforma e ampliação do Centro de Referência em Assistência  Social (Cras) Bruno Bacelar, recursos para compra de equipamentos eletrônicos e mobiliários para as unidades de atendimento e recursos para a compra de um veículo para as atividades de Abordagem Social da população em situação de rua.


Segundo Michael, as audiências nos dois ministérios possibilitarão o fortalecimento da Rede de Proteção Social, considerando que esses investimentos que poderão ser feitos pelo Governo Federal potencializarão a capacidade de ação da Prefeitura. 

“Tudo isso se baliza no pensamento da prefeita Sheila Lemos, de ampliarmos nossas ações e garantirmos melhores resultados para a população mais vulnerabilizada, sobretudo no que se refere às políticas públicas da criança e do adolescente e para às mulheres” ressaltou Michael.

No Centro Integrado 18 de maio, os representantes da Prefeitura buscaram a experiência do sistema “Proteção em Rede”

Sistema de informática para a proteção de crianças e adolescentes – Ainda em Brasília, a equipe de governo conheceu o sistema de gestão da informação “Proteção em Rede”, do Centro Integrado 18 de maio, sendo recebidos pela coordenadora do Centro, Thereza Lamare. 

O centro é referência no atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e o sistema “Proteção em Rede” foi desenvolvido com o objetivo de criar um banco de dados para subsidiar o desenvolvimento de uma metodologia mais ampla de registro e monitoramento dos casos atendidos pelo Centro 18 de maio.

Segundo Michael este sistema será utilizado em Vitória da Conquista e toda a rede local será capacitada para a operacionalização do mesmo. “A ideia é utilizar essa tecnologia para sistematizar as informações dos atendimentos a serem feitos no Complexo de Escuta Protegida e, além disso, fazer a gestão dos casos. Isso será um divisor de águas no que se refere ao bom funcionamento da rede e suas respostas” informou Michael. | com informações da Secom/PMVC.


COMPARTILHAR