A chuva que deveria chegar a Vitória da Conquista nesse sábado, 16, não deu as caras, frustrando as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A própria Defesa Civil do município chegou a prever um volume pequeno, de 2 mm, mas também falhou.
Agora as novas previsões apontam chuvas para este domingo, 17, seguindo até a próxima quinta-feira (21), quando pode chegar a 20 mm. O total previsto acumulado é de 60 mm.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a probalidade de chuva para sábado era de 5%. Sem acertar essa previsão, o instituto lançou nova nota, assegurando que os percentuais devam aumentar nos próximos dias, sendo que na terça, pode chegar a 80%, e na quarta, cair para 70%.
Na última semana, com base nas informações divulgadas pelo Inmet, havia previsão de chuvas para a segunda quinzena de dezembro, inclusive para Vitória da Conquista e os estados da região Nordeste, com direcionamento até a Costa Sul litorânea.
Segundo o engenheiro da Defesa Civil, Gabriel Queiroz, a expectativa é de um acumulo de 60mm durante todo esse período de seis dias, podendo mudar, porque essas condições são dinâmicas e podem se atualizar de acordo com avaliação climática.
“Estamos sonhando com a chegada das chuvas, porque a situação da zona rural é preocupante. A Prefeitura está buscando alternativas de convivência com a seca, a fim de levar um alento ao homem de campo que a cada dia vê a seca dizimando plantações e animais”, disse o engenheiro.