CONQUISTA | Inmet emite alerta de chuvas intensas para Vitória da Conquista nesta segunda, 2

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta do tipo “amarelo”, com previsão de chuvas intensas e “perigo potencial” para Vitória da Conquista nesta segunda-feira (2). Segundo o órgão, a possibilidade é que haja chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h) até às 10h da manhã desta terça-feira (3).

O Inmet considera “baixos” os riscos de corte de energia elétrica, quebra de galhos de árvores, alagamentos ou ocorrência de descargas elétricas e abrange uma vasta região do Brasil, que se estende pelos estados do Sudeste e Centro Oeste do Brasil e parte da Bahia.

*Cuidados*

A Defesa Civil Municipal e outros órgãos da Prefeitura já iniciaram preparativos para diminuir os impactos provocados por possíveis chuvas com ações estratégicas. Dessa forma, em caso de deslizamentos, desabamentos, enchentes e inundações, a Defesa Civil pode ser acionada por meio do número 199. O órgão funciona 24 horas por dia para atender a população.

*Instruções*

Ao perceber algum barulho estranho ou rachaduras nas paredes, saia imediatamente de sua residência.
Fique atento à movimentação do solo e ao aparecimento de trincas e rachaduras, pois podem representar perigo.
Providencie a saída imediata do local e a retirada das pessoas que ainda estiverem correndo risco.
Tenha sempre lanternas e pilhas em condições de uso.
Cuidado com aparelhos elétricos: quando molhados ou úmidos, eles se tornam perigosos. É melhor desligar a energia.
Nas ruas, evite abrigar-se debaixo de árvores, pois elas atraem raios e os galhos podem cair.
Nunca atravesse ruas alagadas ou com enxurradas, mesmo estando de carro, moto ou bicicleta. A força da água pode arrastá-lo.
Se estiver em um veículo, procure um local alto e espere o nível da água baixar. Não pare o carro perto de árvores ou postes, pois eles podem cair com a força do vento.

Siga corretamente todas as recomendações dos órgãos responsáveis pelo seu resgate.

Contato Defesa Civil: 199


COMPARTILHAR