O bairro Ibirapuera, um dos mais importantes da zona leste de Vitória da Conquista, continua sua saga de sofrimento por falta de liderança firma que represente a localidade junto à administração municipal. Estima-se que há pelo menos três meses as reivindicações chegaram nas Secretarias de Mobilidade Urbana e Infraestrutura Urbana, mas não foram atendidas.
Lixo e entulho nas ruas, praças abandonadas, carência de ocupação social e buracos nas ruas e avenidas coletoras são apenas alguns dos problemas pontuais do Ibirapuera, segundo moradores. A lista de demandas é grande, mas as principais são sinalização nas transversais, iluminação pública deficiente, sujeira e a profusão de buracos.
Para agravar o quadro, as recentes chuvas criaram buracos e arrancaram camadas de asfalto, mais notadamente nos corredores de ônibus. “Moro aqui no bairro há mais de 10 anos e nunca vi uma liderança agir em favor”, testemunha o ajudante de serralheiro Eduardo Moreira Santos. “Falta gente firme”, pontua.
Para a costureira Janete Miranda da Silva, o que o bairro necessita é de “alguém que vá em busca dos direitos do cidadão e que não fique bajulando prefeita para aparecer em fotos”. Ela disse que os problemas de agora, com as chuvas, apenas se agravaram com os de antes. “Só lembram da gente em época de política, mas na política a gente vai se esquecer deles”, protesta.