CONQUISTA | Hospital São Vicente habilitado a realizar transplantes de rim e fígado

O Hospital São Vicente, em Vitória da Conquista, teve a primeira equipe habilitada para realizar transplantes de rim e fígado. Trata-se da maior equipe do interior da Bahia autorizada a realizar esse tipo de procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Com a habilitação, a Bahia passa a contar com um polo estratégico no sudoeste do estado, o que reduz distâncias, o tempo de espera e amplia as chances de sobrevivência dos pacientes. “Essa habilitação é um marco para a saúde pública da Bahia. Levar um transplante hepático para o interior do estado é garantir que mais pessoas tenham acesso à vida, com dignidade e segurança. Estamos interiorizando a alta complexidade e abrindo novos caminhos para a medicina baiana”, destacou a secretária Roberta Santana.

Somente no primeiro trimestre de 2025, o número de transplantes de fígado realizados na Bahia já é 47% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior.

Em Salvador, outros hospitais também estão em processo de habilitação para realizar transplantes de órgãos pelo SUS. O Hospital Aliança já foi habilitado para transplantes de fígado. O Hospital Geral Roberto Santos está em fase de credenciamento para transplantes de medula óssea. O Hospital Santo Antônio (Obras Sociais Irmã Dulce) está na etapa final de credenciamento para transplantes de córnea. Além disso, o Hospital Ortopédico está sendo preparado para transplantes de tecido ósseo, e o Hospital da Bahia já foi credenciado para transplantes de medula.

 


COMPARTILHAR