CONQUISTA | Herzem mantém vigência de decreto e assume responsabilidade sobre avanço da Covid-19 no município; mais 6 mortes foram registradas em 24 horas e óbitos chegam a 33

Após parte de comércio reabrir, centro de Vitória da Conquista tem ...

Mesmo com o registro de 6 mortes em 24 horas, totalizando 33 óbitos no município, o prefeito Herzem Gusmão (MDB) resolveu assumir a responsabilidade diante do avanço da doença e assinou, na tarde desse domingo (19), o Decreto 20.397 que estabelece as medidas temporárias de prevenção ao contágio pela Covid-19. Cinquenta dias após a reabertura do comércio, o Índice de Isolamento Social se mantém em 39,3%.

O Decreto renova as medidas já estabelecidas anteriormente como a prorrogação do regime de teletrabalho para o serviço público essencial e a obrigatoriedade do uso de máscaras.

Em nota, a gestão municipal sustenta que, “a partir do monitoramento dos dados epidemiológicos, a Prefeitura decide manter a quarta fase da retomada gradual das atividades econômicas”.

Mesmo com a relutância em flexibilizar o decreto, a Prefeitura admite poder voltar atrás a qualquer momento. “O Comitê de Gestão de Crise poderá modificar o protocolo de reabertura para melhor adequá-lo à realidade epidemiológica vivenciada pelo nosso Município”.

A Prefeitura destaca que “tem trabalhado intensamente no controle da propagação da doença e na estruturação do sistema de saúde” e pede colaboração dos moradores. “É imprescindível que toda a população mantenha atitudes seguras, evite sair de casa sem necessidade e, se sair, use máscaras”.

Por fim, sustenta que a Central de Fiscalização e Orientação vai permanecer nas ruas para garantir o cumprimento dos protocolos de segurança.

Conquista passa a registrar 33 óbitos de pacientes por Coronavírus

Segundo o Boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde, foram registrados 1.620 casos confirmados de infecção pela Covid-19 no município. Desse total, 1.210 pessoas recuperaram-se da doença e 377 seguem em recuperação (30 internados e 347 em tratamento domiciliar).

Ao todo, são 33 óbitos registrados em Vitória da Conquista:

28º óbito – Homem de 30 anos, morador do bairro Lagoa da Flores, portador de Asma, Doença Cardiovascular, Hipotireoidismo e Obesidade; foi internado no dia 17 de julho no Hospital Geral de Vitória da Conquista, onde veio a óbito no dia 18 de julho.

29º óbito – Homem de 79, morador do povoado do Capinal, portador de Doença Cardiovascular Crônica e Hipertensão. Foi internado no dia 8 de julho no Hospital São Vicente, onde veio a óbito no dia 19 de julho.

30º óbito – Mulher de 75 anos, moradora do bairro Alvorada, portadora de Doença Cardiovascular Crônica e Hipertensão. Desde o dia 26 de junho estava internada no Hospital São Vicente, onde veio a óbito no dia 18 de julho.

31º óbito – Mulher de 83 anos, moradora do bairro Cidade Maravilhosa, portadora de Diabetes Melito e Hipertensão. Estava internada no Hospital da Clínicas de Conquista (HCC) desde o dia 8 de julho, onde veio a óbito no dia 19 de julho.

32º óbito – Homem de 43 anos, morador do bairro Patagônia, sem comorbidades. Estava internado no HCC desde o dia 23 de junho e veio a óbito no dia 19 de julho.

33º óbito – Homem de 66 anos, morador do bairro Brasil, portador de Diabetes Melito e Hipertensão. Estava internado, desde o dia 4 de julho, no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) e veio a óbito no dia 19 de julho.

Ainda estão sob investigação 4.737 casos de pessoas notificadas com Síndrome Gripal que aguardam classificação final no sistema e-SUS Notifica, sendo que 4.161 possuem critérios de coleta para exame laboratorial ou Teste Rápido* e 576 pacientes aguardam resultado laboratorial de exame RT-PCR.

Desses casos, 1.499 apresentam sintomas leves de Síndrome Gripal e permanecem em tratamento domiciliar, 3.223 recuperaram-se da Síndrome Gripal e 14 pacientes estão hospitalizados. Um paciente foi a óbito por suspeita de contaminação por Covid-19 e a SMS aguarda investigação laboratorial.

Ocupação dos leitos – Estão disponíveis na rede SUS do município 135 leitos (75 enfermarias e 60 UTI) para tratamento da Covid-19. Neste domingo (19), 81 deles são ocupados pacientes de Vitória da Conquista e, grande parte, por pacientes de outros 32 municípios: Jânio Quadros, Ibicuí, Jequié, Firmino Alves, Ubatã, Itapetinga, Cândido Sales, Carinhanha, Igaporã, Potiraguá, Brumado, Mirante, Anagé, Jaguaquara, Planalto, Iguaí, Cocos, Itabela, Eunápolis, Itabuna, Belo Campo, Wenceslau Guimarães, Poções, Itororó, Ibipitanga, Macarani, Pedra Azul, Caetité, Cordeiros, Gandu e Itarantim. | com informações da Secom/PMVC.


COMPARTILHAR