CONQUISTA | Força-tarefa atua para desobstruir vias castigadas pelo temporal de domingo; chuvas devem retornar esta semana

Depois da forte chuva do último domingo (21), o município de Conquista realiza ações para amenizar a situação causada pelo temporal. Equipes percorrem oa cidade com o objetivo de apurar os danos e resolver as ocorrências.

Segundo a coordenadora da Defesa Civil, Rosa Freitas, estavam previstos 3mm de chuvas, mas choveu mais de 69mm, causando medo nas pessoas e alagamento das vias. “Nós trabalhamos até às 3h da madrugada, dando assistência. Hoje, de manhã cedo, a nossa equipe também já estava em campo para atender mais chamadas e para dar todo suporte necessário à população”, disse.

“Hoje, nós já vamos entrar em diversas localidades para que a gente devolva a normalidade. Vamos atuar naqueles locais que mais precisam das ações do município”, completou o secretário de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura.

A  secretária do Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, disse que sua equipe realiza a poda dos galhos e árvores que caíram em decorrência do temporal. De acordo com ela, entre domingo e esta segunda-feira (22), foram registradas cerca de 30 ocorrências de quedas de galhos e tombamentos de árvores na cidade.

O secretário de Serviços Públicos, Luís Paulo Sousa, disse que houve ocorrências principalmente na Avenida Macaúbas, no bairro Brasil, e em algumas ruas do Patagônia e do bairro Recreio. Há equipes também nas avenidas Brumado e Amazonas (em frente ao Caic), na Rua Sifredo Pedral Sampaio e no Kadija. “Por determinação da nossa prefeita Sheila Lemos, a gente está rodando, a equipe está na rua para poder deixar a cidade limpa”, disse.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) também recebeu ligações informando sobre a queda de árvores em vários pontos da cidade, como as avenidas Integração, Jonas Hortélio, Luís Eduardo Magalhães e no bairro Brasil. Por isso, equipes da Semob foram direcionadas a esses locais, para desobstruir as vias e sinalizar as áreas em que houve erosão do pavimento asfáltico, o que pode causar acidentes. Além disso, a Semob está trabalhando para atender ocorrências de veículos que foram arrastados no Loteamento Remanso.

A Central de Equipamentos (Deserg) também está trabalhando para evitar alagamento no bairro Campinhos. Nesse último final de semana, cerca de 1.350 caçambas com material organânico foram retirados da Lagoa das Bateias, a fim de que a vegetação flutuante não causasse danos ao sangradouro e obstruição do canal de escoamento, impedindo que a água siga o curso até chegar ao córrego localizado no bairro Campinhos. No momento, essa região se encontra interdidada para a circulação de veículos e a população deve redobrar os cuidados ao transitar pela área.

Até o momento, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) identicou que duas famílias dos bairros Patagônia e Ibirapuera estão desalojadas e não há necessidade de aluguel social. Além disso, a Guarda Municipal está dando apoio às secretarias, a Defesa Civil e a rede de policiamento, atendendo chamados pelo número 153.

Em caso de qualquer intercorrência, a população deve ligar para a Defesa Civil, por meio do 199 e pelos números de celular (77) 98834-8844, 98852-2266 ou 98879-3361 ou pelo WhatsApp (77) 8856-5070. | com informações da Secom/PMVC.


COMPARTILHAR