Durante patrulhamento ostensivo, uma guarnição da polícia militar solicitou apoio a uma aluna Oficial que estava na rodoviária de Vitória da Conquista e que levasse a mesma para o 9º batalhão.
Ao chegar ao local, os policiais encontraram a mulher utilizando a farda da Academia de Polícia Militar completa com luvas de primeiro ano e outros materiais.
A mulher identificada como Maria Isabel Oliveira Fortunato, 24 anos, informou que estava em uma missão da Academia de Polícia Militar e que o Capitão Henrique havia a designado para essa missão onde ela faria uma apresentação sobre início das aulas da academia, porém como não havia nenhum evento programado, a suposta policial não soube passar mais informações, chegando a conclusão de que a mulher não era aluna a oficial, após contato com outros Oficiais da corporação.
Após ser indagada sobre o fato, Fortunato admitiu que não era policial e diz que fez tudo isso para dar orgulho a família. Diante do fato, a guarnição conduziu Maria Isabela Oliveira Fortunato a delegacia de polícia civil, onde foi enquadrada pela autoridade policial no crime de contravenção penal por uso ilegítimo de uniforme ou distintivo.
A Oficial fake estava usando 01 saiote da PMBA; 1 calça, 1 tarjeta com o nome AL OF PM Fortunato; luvas de aluno oficial 1º ano; 1 camisa branca bordada com o nome; 1 máscara de proteção com o brasão da PM bordado; 1 gorro de pala da PMBA; 1 cinto de guarnição marrom.