CONQUISTA | Faculdade de Direito da UFBA realiza colação de grau da sua primeira turma do Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública

Ufba terá curso de Medicina em Vitória da Conquista no segundo ...

A Universidade Federal da Bahia (UFBA), através da Faculdade de Direito, realizou uma Cerimônia virtual, no último sábado, dia 20 de junho, para a colação de grau da sua primeira turma do Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública.

Diferentemente da compreensão tradicional de segurança pública como uma força repressora do Estado, a Universidade compreende a mesma como um conjunto de serviços essenciais, prestados pelo Estado, visando uma melhor qualidade de vida das pessoas, indo além da prevenção e tratamento da violência para pensar a segurança no campo da saúde, alimentação, ambiente, transporte, comunicação, etc.

Demanda social represada de profissionais (técnicos e pesquisadores) qualificados na área de segurança pública, sobretudo no interior, onde faltam oportunidades neste nível ofertado pela UFBA. 

A Faculdade de Direito, que este ano completa 130 anos de existência e já formou e ainda forma grandes quadros nacionais do Direito, da política e da cultura em geral, investiu agora, com a mesma busca de excelência em outra linha de formação, muito sensível na atualidade que foi o Curso de Tecnólogo em segurança Pública.

Com polos em Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro e Itabuna, priorizados pelos critérios da distribuição geográfica e das condições gerais de instalação, inclusive de acessibilidade, o Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública têm como objeto, o compromisso ético e capacidades de iniciativa, criatividade, imaginação social, leitura crítica da realidade social e liderança.

Também enfoca o embasamento conceitual e planejamento de ações no campo da segurança pública com atividades de operação, análise, planejamento e gestão de segurança pública, além de outras funções próprias do setor e que visem responder às demandas de uma sociedade complexa e plural onde vivemos atualmente, dada a continuação dos estudos ao nível de pós-graduação, hoje disponíveis nos níveis lato sensu e mestrado profissional para o campo da segurança pública, além dos níveis lato sensu, mestrado e doutorado acadêmicos no campo do Direito. | Ascom


COMPARTILHAR