CONQUISTA: Execução de adolescente reabre guerra do tráfico no Vila América; facções recrutam jovens e disputam pontos

A morte de um adolescente de 17 anos, identificado como Alexandre de Jesus, o “Xandinho”, abatido a tiros num mercadinho, por volta do meio-dia desta sexta-feira, 1, reabre uma ferida social no bairro Vila América, zona sul de Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador. 

Segundo relato de testemunhas, dois homens numa motocicleta seguiram a vítima, que tentou correr e se abrigar no interior de um mercado. Os criminosos invadiram o estabelecimento, atiraram e mataram o adolescente. Segundo a polícia, ele tinha passagens por roubo de motos e tráfico de drogas.

Sitiado por traficantes de pelo menos quatro facções rivais, o bairro tem o sossego quebrado desde 2000, quando recebeu uma leva de novos moradores, expulsos de outras comunidades, por traficantes.

Aos poucos, os bandidos começaram a “lotear” espaços e recrutar jovens. As facções maiores, conhecidas como “bondes” do Neguinho e de Nem Bomba, controlam os principais redutos. “Ou a polícia ocupa o bairro e acaba com esses bandidos, ou novas mortes continuarão acontecendo”, desabafa um antigo morador.



COMPARTILHAR