Sudoeste Digital (Conteúdo) – Vitória da Conquista está em 1º lugar no ranking de melhor tratamento de água e esgoto dentre os 415 municípios da Bahia. Em contrapartida, a cidade ficou na quinta posição em relação a todo o país, segundo o levantamento anual do Instituto Trata Brasil. (CONFIRA O RANKING COMPLETO). Este conteúdo foi postado primeiro no Sudoeste Digital, em 24 de julho deste ano.
Ainda de acordo com a pesquisa do Instituto, Vitória da Conquista teve melhor desempenho dentre os municípios com mais de 300 mil habitantes em todo o País.
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa) foi confirmada como uma das melhores empresas de saneamento do Brasil. Feira de Santana e Salvador ocupam, respectivamente, as posições 48 e 49 no ranking dos 100 municípios.
Quanto ao indicador de atendimento de esgoto total, apenas dois municípios não possuem mais do que 90% de atendimento, que é o caso de Vitória da Conquista (BA) (86,61%) e Campina Grande (PB) (89,65%).
O indicador médio de atendimento para o grupo 96,89%. Tal valor é bastante superior ao restante do país que coleta, em média 52,4% do esgoto.
No ranking nacional, Vitória da Conquista ficou atrás de duas cidades paulistas. Franca ocupou o primeiro lugar e Santos foi nomeada como vice-líder do levantamento.
Prefeitura contesta e critica a Embasa
A resposta em forma de crítica foi postada no Blog da Resenha Geral, ligado à Prefeitura. De acordo com o blog, “a Empresa Baiana de Saneamento, através da sua Ascom, distribuiu para imprensa uma nota que não traduz a realidade da cidade de Vitória da Conquista”.
Para tentar dar suporte à crítica, o blog destaca que “a Prefeitura encomendou a Fipe/GO Associados, um diagnóstico, que evidencia que a Embasa ao longo dos anos deixou de investir em construção de uma barragem, e não cuidou de mudar quase que 40% da atual rede de esgotamento sanitário, da década de 70, cujo diâmetro da tubulação é insuficiente, no que provoca transbordamento em vários pontos da rede de esgoto”.
Ainda segundo a nota no blog, “no período de chuvas, é cena comum, as enxurradas de dejetos correndo a céu aberto em vários pontos da cidade. A foto que ilustra a matéria foi registrada em frente ao Hospital Unimec. Os socorristas do Samu 192, com as botas contaminadas, nesta situação, caminharam no interior do hospital levando contaminação ao ambiente. O hospital está na rota da enxurrada de dejetos que vem desde o Alto Maron”.
Embasa rebate