Estudantes do curso de Farmácia da FAINOR acabam de conseguir um grande feito. Antes mesmo de se formarem, publicaram uma pesquisa na revista internacional Research, Society and Development, considerada Qualis A pela Capes. O artigo “Consequências da Automedicação em Pacientes com Problemas Renais” foi o Trabalho de Conclusão de Curso dos futuros farmacêuticos Ivana Ribeiro e Gênisson Souza.
O objetivo do estudo foi verificar os índices da automedicação em portadores de insuficiência renal, além de descrever as consequências, principais causas e a importância da atuação do farmacêutico neste contexto. Pacientes do Brasil inteiro participaram da pesquisa.
Ivana e Gênisson observaram na pesquisa que o índice de pacientes renais que se automedicam é elevado. De acordo com o estudo, a prática pode inferir
negativamente no tratamento desses pacientes e apresenta riscos à saúde, como intoxicação, dependência química, resistência microbiana e até a morte. “A inserção do profissional farmacêutico mostrou-se primordial para redução da automedicação e melhoria da qualidade de vida”, completa o texto.
A inserção em atividades de pesquisa é constantemente incentivada na FAINOR, seja por meio dos TCCs ou pelo Programa de Iniciação Científica. Além de proporcionar conhecimento e chamar a atenção para situações que requerem um olhar mais aprofundado da ciência, pesquisas como essa podem abrir portas para a carreira acadêmica do futuro profissional. A pesquisa e a docência são áreas importantes do mercado de trabalho.