CONQUISTA | Escuta popular na Limeira e em Campinhos/Simão

Sábado e domingo terão 27a e 28a plenárias da Caravana Fala Aí, Conquista!

Os pré-candidatos a prefeito e vice de Vitória da Conquista, Waldenor (PT) e Luciana (PSB), têm agenda prioritária, neste fim de semana, com os moradores do distrito rural de Limeira (sábado, às 19h) e dos bairros de Campinhos e Simão (domingo, às 10h). É o compromisso de ouvir a população para formular o Programa de Governo Participativo (PGP) em sintonia com as demandas e interesses do povo.

Esse exercício de acolher as vozes das comunidades, de aprender com as pessoas que mais precisam do cuidado do poder público, tem sido reforçado, em cada encontro, por um desejo urgente de mudança.

“Nossa feira, o pessoal fez barracas de improviso, com caixas. O campo de futebol tá sem luz, é só mato. A juventude não tem o que fazer, não tem um parque, um lazer. O posto de saúde não tem remédio. E sem dentista, porque a cadeira tá quebrada! A merenda da escola municipal, nem se fala… é a mesma todo o dia”, denunciou Edilaine Caires, que mora na rua Joaquim Froes, durante a plenária do Alto Maron, na noite desta quinta-feira (13). “Precisa sentar realmente com a população pra ver tudo o que precisa mudar”, disse.

“Nas ruas aqui, a gente só vê lixo, tem dias que dá náuseas! Tiraram as carrocinhas, as motos passam muito tarde pra recolher e aí, os cachorros espalham tudo. E você não vê um gari, uma vergonha”, contou a aposentada Doralice Aquino. Já Rafael Dias, de 25 anos, reclama do transporte. “Eu trabalho no shopping e quando vou pegar o ônibus pra voltar pra casa, tá superlotado!”.

A doméstica Ângela Maria Assis, de 65 anos, veio de uma ocupação no Nova Cidade para falar da falta de moradia. “Lá tem muita gente dormindo em barraco, que precisa de ajuda. Nós já fomos várias vezes à prefeitura, mas a prefeita não nos atendeu. Parece que não gostam de pobre”, lamentou.

A pré-candidata a vice-prefeita, Luciana Silva, valoriza essa participação popular. “É preciso ter humildade de escutar e aprender com as pessoas. E é preciso, também, entender que a nossa cidadania não pode ser de papel, precisa estar garantida no dia-a-dia. Se eu estou aqui, é porque acredito nesse projeto que já foi testado e aprovado com Guilherme Menezes e José Raimundo, e que tem em Waldenor a certeza de uma mudança segura”.

“Sempre tem gente se manifestando sobre a saudade que sente dos governos de Guilherme e Zé. Porque nosso projeto é assim, coloca o povo como protagonista, ouvindo as pessoas e governando com elas. Sempre digo: tudo o que a gente faz com as comunidades, faz melhor. Porque a voz do povo é a voz de quem sabe onde o calo aperta”, diz o pré-candidato a prefeito, Waldenor Pereira.

=============

*O que*: Plenária da Caravana Fala Aí, Conquista!

*Quando e onde*:

Sábado, 15 de junho, às 19h, na Limeira (no espaço de Si de Maroto).

Domingo, 16 de junho, às 10h, em Campinhos (ao lado da igreja de São José)


COMPARTILHAR