Um plano de trabalho está sendo elaborado com o objetivo de colocar em ação o projeto de proteção aos animais de Vitória da Conquista, a ser executado pela Faculdade de Medicina Veterinária da UFBA em parceria com o campus universitário conquistense Anísio Teixeira/UFBA.
A emenda parlamentar representa recursos no valor de R$ 1 milhão, que Waldenor Pereira está destinando neste ano para a causa animal. Ele está preocupado com os parâmetros de pesquisas nacionais amplamente divulgadas, que indicam a existência de 40 mil cães no município de Vitória da Conquista, sendo que 16 mil deles, aproximadamente, encontram-se nas ruas, sem os cuidados adequados para evitar a transmissão para humanos de zoonoses específicas da espécie (raiva, micose, larva migrans e leptospirose).
As pesquisas estimam também a existência de outros animais domésticos no município, como os gatos (20 mil), aves em cativeiro (5 mil) e peixes ornamentais (3,5 mil).
“O abandono dos animais causa um grande problema de saúde pública, ao meio ambiente e aos próprios animais’, defendeu Waldenor Pereira, ao explicar a ideia do projeto que está sendo elaborado pela Faculdade de Medicina Veterinária da UFBA em Salvador para ser executado via Campus da UFBA conquistense, com a participação de entidades da sociedade civil, defensoras da causa, que envolverá a realização de castrações e vacinações dos animais, como também a promoção de cursos e campanhas educativas. Ao ser concluído, o projeto passará pela aprovação do Ministério do Meio Ambiente.
Em suas movimentações para viabilizar o projeto de proteção dos animais, o deputado esteve reunido primeiramente com o diretor da Escola de Medicina Veterinária da UFBA, Rodrigo Bittencourt, na capital baiana. Depois foi ao Ministério do Meio Ambiente, onde conversou com a diretora do Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais, Vanessa Negrini para se inteirar do processo de liberação. Antes, esteve reunido também com o diretor do Campus Anísio Teixeira/UFBA, professor Márcio Vasconcelos.