CONQUISTA | Em 100 dias, Prefeitura recuperou mais de mil quilômetros de estradas rurais

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) cumpriu um grande desafio nestes primeiros 100 dias de governo: a recuperação de mais de 1.000 quilômetros de estradas rurais em Vitória da Conquista, onde cerca de 40 mil conquistenses se deslocam diariamente pelos 11 distritos e mais de 300 povoados pertencentes ao município. Para atingir essa meta, a equipe precisou operar com um ritmo intenso, executando cerca de 10 quilômetros de estradas por dia, o que equivale a 1,25 quilômetros por hora considerando a jornada de um trabalhador normal.

Os números servem para evidenciar o trabalho da Prefeitura, que se notabiliza por conta da extensão total das estradas rurais em Vitória da Conquista que, somadas, superam 2.600 quilômetros. Para efeito de comparações, o tamanho desta rede viária rural equivale a quase o dobro do percurso entre Vitória da Conquista e a capital do estado de São Paulo, cuja distância é de 1.442 km.

Diante deste feito, o secretário de Desenvolvimento Rural, Breno Farias, comemorou a marca e destacou a importância desse trabalho que visa, sobretudo, garantir o direito de ir e vir da população. “Temos um cronograma de atuação contínuo e estamos trabalhando com 11 frentes de trabalho responsáveis por cuidar da infraestrutura de estradas em todos os distritos do nosso município”, afirmou Breno.

As estradas recuperadas não apenas melhoram o acesso dos moradores às suas localidades, como também facilitam a implementação de programas da SMDR voltados para pequenos agricultores e pecuaristas. De janeiro a março deste ano, ações como o diagnóstico gestacional de 600 novilhas fecundadas pelo programa de melhoramento genético bovino foram realizadas, a implantação da segunda etapa do projeto Citrus do Futuro, beneficiando 40 agricultores familiares com até 500 mudas fornecidas gratuitamente, além de acompanhamento técnico especializado, e o Dia de Campo do Umbu Gigante, que celebrou a cooperação técnica entre a Prefeitura e a Embrapa.

“Por meio das estradas, conseguimos levar nossas ações e projetos para aqueles que mais precisam. É um trabalho que impacta diretamente a vida dos pequenos agricultores e pecuaristas da zona rural”, ressaltou o secretário.

Outra função crucial das estradas recuperadas é a distribuição de água potável para as regiões que não contam com o abastecimento da Embasa. A Prefeitura, por meio da SMDR, fornece mensalmente cerca de 9 milhões de litros de água potável através da Operação Carro-Pipa Municipal, e a Defesa Civil mais 4 milhões, garantindo o acesso à água para as comunidades mais remotas.

 


COMPARTILHAR