O processo investigativo sobre os movimentos sociais, principalmente a partir da década de 1970, constituiu-se de uma base epistemológica que apresenta várias vertentes, compreendendo-os como ação coletiva, lutas de classe, mobilizações, grupos de interesses, entre outras, a depender do referencial teórico adotado pelos/as pesquisadores/as.
Neste sentido, no intuito de colaborar com o debate científico e contribuir com o avanço da luta dos Movimentos Sociais pela Educação, será realizado, de forma virtual, no período de 25 a 28 de agosto de 2021, o III Congresso Internacional & V Congresso Nacional Movimentos Sociais e Educação, com o tema Movimentos Sociais e Educação: a busca da unidade na diversidade.
O III Congresso Internacional & V Congresso Nacional Movimentos Sociais e Educação em 2021 é uma ação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB (PPGED/UESB), em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Ciências Humanas – CEPECH do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, com o Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC/UESB), e também com a Rede Latino-americana de Pesquisa em Educação do Campo, Cidade e Movimentos Sociais (RedePECC-MS).
A realização do evento tem como objetivo fomentar a discussão sobre a temática, criar e fortalecer redes de conhecimento em nível local, nacional e internacional, entre estudantes, profissionais da educação básica, grupos de pesquisas, militantes de movimentos sociais de todas as regiões brasileiras e de países estrangeiros.
Objetivos
Geral
Fomentar a discussão sobre a temática, criar e fortalecer redes de conhecimento em nível local, nacional e internacional, bem como aprofundar o debate das temáticas que se entrecruzam nas relações dos movimentos sociais com a educação.
Específicos
Reunir pesquisadores/as e educadores/as para apresentarem e debaterem os resultados dos estudos e experiências sobre os movimentos sociais e educação desenvolvidas nos âmbitos local, regional, nacional e internacional;
Possibilitar a socialização e divulgação das pesquisas e experiências sobre os espaços escolares e não escolares dos movimentos sociais e da educação;
Fortalecer os grupos de estudos e pesquisas da UESB e da UESC, relacionados à temática do evento.
Proporcionar os meios para o desenvolvimento da cooperação acadêmica entre os programas de pós-graduação stricto sensu do estado da Bahia e outras instituições nacionais e internacionais;
Oportunizar a construção de redes de pesquisas envolvendo docentes e estudantes do PPGEd/UESB e da UESC com outras universidades do Brasil e de outros países;
Socializar e divulgar os resultados de pesquisas sobre movimentos sociais e da educação;
Publicar os trabalhos apresentados durante o evento sob forma de Anais.
PÚBLICO ALVO
Pesquisadores/as, estudantes de graduação e pós-graduação, militantes de movimentos sociais, organizações não governamentais (ONGs) e profissionais da educação básica e educação superior.
METODOLOGIA
O III Congresso Internacional & V Congresso Nacional Movimentos Sociais e Educação se constitui em um espaço privilegiado à discussão sobre os movimentos sociais do campo e da cidade e a educação, por meio de conferências, mesas redondas, comunicações orais e exposição de pôsteres, relatos de experiência e rodas de conversas.
A apresentação dos trabalhos sob forma de comunicação oral e pôster está vinculada aos Eixos, que são espaços para análise e discussão de temáticas acerca dos Movimentos Sociais e Educação. Para isso, o coordenador/a do Eixo fará a análise da temática e, após, fomentará a discussão entre os/as participantes.
EIXOS TEMÁTICOS
O evento está composto pelos seguintes Eixos Temáticos:
1. Educação de Jovens e Adultos
2. Juventudes: desafios e perspectivas
3. Desenvolvimento Regional, Agroecologia e Sustentabilidade
4. Gênero, Gerações e Corpo na Contemporaneidade
5. Educação em espaços não escolares
6. A Educação das Relações Étnico-raciais
7. Tecnologias nos Espaços Educativos: políticas e práticas
8. Povos Indígenas: territoriedade e educação
9. Povos Quilombola: territoriedade e educação
10. Movimentos Sociais, Associativismo e Sindicalismo Docente
11. Movimentos de luta pela terra e Educação do Campo
12. Inclusão Social e Educação
13. Movimentos Sociais, Educação e Pedagogias Alternativas na América Latina: sujeitos e experiências
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