Desde as primeiras horas desta quarta-feira (20), a Coordenação Municipal da Defesa Civil (Compdec) acompanha as consequências da chuva no município. As equipes percorreram vários pontos da cidade, a exemplo do Centro, loteamento Panorama, bairro Campinhos, Lagoa das Bateias e a Rua Yolando Fonseca. Nesta última, a Prefeitura acompanha a situação e tem realizado a limpeza preventiva do canal, enquanto aguarda a liberação do recurso federal para iniciar a obra. O canal foi parcialmente destruído desde 2021, mas as obras só poderão ser iniciadas após a autorização do órgão federal.

No Centro da cidade, algumas vias sofreram com enxurradas, devido a um problema antigo de drenagem naquela região. Com a conclusão da obra de macrodrenagem que a Prefeitura realiza no loteamento Panorama, os danos irão diminuir em trechos do bairro Santa Cecília, Alto Maron, parte do Centro e Recreio. A bacia de retenção que está sendo construída irá receptar a água das chuvas, e será ligada ao principal canal de drenagem do loteamento Santa Cecília, para onde a água será escoada.

Em relação ao canal do Santa Cecília, onde a Defesa Civil também esteve nesta manhã, o local recebeu um grande volume de água, que desce da parte alta do Alto Maron, Panorama e Alto da Colina. O trecho também está sendo monitorado, assim como a região da Lagoa das Bateias, que recebe boa parte da água da chuva que cai na Zona Oeste e segue para o bairro Campinhos. A Prefeitura realizou, neste semestre, uma melhoria no fluxo natural de águas pluviais da lagoa até o bairro. Com a chuva de hoje, não houve alagamento de casas. A Defesa Civil, com apoio do Deserg, segue no monitoramento de todo o trecho.

Segundo os pluviômetros da Defesa Civil, a média de chuvas das últimas 24 horas já ultrapassa os 60 mm na zona urbana.