Depois de passar a manhã desta quinta-feira (15) visitando as áreas mais atingidas pelas fortes chuvas, na cidade e na zona rural, a prefeita Sheila Lemos assinou que decreto declara situação de emergência em todo o município. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Município.
A decretação de emergência leva em conta os estragos já registrados; recomendação da Coordenação Municipal de Defesa Civil de ações emergenciais voltadas para minorar os efeitos das chuvas; a Portaria nº 260, do Ministério do Desenvolvimento Regional, de 02 de fevereiro de 2022; e parecer técnico que classifica a situação de emergência quanto à intensidade como de nível II (desastre de média intensidade), além da possibilidade de continuação dos temporais, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Risco
De acordo com o Inmet, Vitória da Conquista está incluída entre os municípios com riscos potenciais de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, ou 50 e 100 milímetros por dia, ou ainda com possibilidade de ventos intensos com velocidade entre 60 e 100 quilômetros por hora. previsões também indicam risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.