Os fortes reajustes dos combustíveis nos últimos meses, que fizeram Conquista registrar os maiores preços do País, têm feito o consumidor buscar descontos e a parcelar mais o pagamento na hora de abastecer o carro.
Os revendedores contam que cresceu a adesão aos aplicativos de desconto e outros programas criados pelas redes na tentativa de obter preços mais baixos. Tudo isso na esteira da falta de políticas públicas para se combater a cartelização.
Também é crescente a opção pelo parcelamento do valor pago, principalmente por quem decide encher o tanque.
Em alguns postos, o consumidor já pode dividir o pagamento em 3 ou 4 parcelas. Parcelar se tornou uma opção diante do alto preço, um socorro para quem não tem recursos no momento. O consumidor também tem se cadastrado cada vez mais em aplicativos das redes de postos, que oferecem descontos no preço ou o chamado cash back, um valor que retorna para o motorista usar num futuro abastecimento ou na compra de outros produtos na rede conveniada.
Em alguns postos o cliente pode parcelar o abastecimento em até três vezes sem juros no cartão. O benefício já existe há um ano e meio, mas a procura cresceu até 15% após os últimos reajustes nos preços dos combustíveis, que estão pesando mais no bolso do consumidor.
O aplicativo Abastece Aí, da Ipiranga, que oferece até 5% de cash back para o cliente gastar na rede conveniada, que inclui até a compra de passagens aéreas. O posto também parcela o pagamento do combustível em duas vezes e a troca de óleo até 10 parcelas no cartão próprio da rede.
Com a alta dos combustíveis, mais pessoas procuram se cadastrar para receber o print de desconto e mais clientes passaram a perguntar nos postos como participar. | imagem: redes sociais.