A Corte do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) reuniu-se, na noite dessa quinta-feira (16/05), em sessão itinerante realizada na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, para julgar processos eleitorais oriundos do próprio município, além dos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Araci, Conceição do Coité, São Gonçalo dos Campos, Inhambupe e Governador Mangabeira. Todos os juízes membros da Corte e o procurador regional eleitoral estiveram presentes na ocasião dos julgamentos. A juíza federal Arali Maciel Duarte participou de forma remota.
Ainda durante a sessão, o Presidente do eleitoral baiano, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, ressaltou o empenho do Diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), juiz Moacyr Pitta Lima Filho, e dos demais servidores do órgão, na promoção do evento: “É importante destacar que, através da nossa EJE, o TRE da Bahia se faz presente nessa cidade realizando uma série de ações com o propósito de criar um ciclo virtuoso de atividades com foco em capacitação e cidadania. Afinal, é com educação, debate de ideias e aprimoramento do pensamento que conseguiremos expandir a nossa consciência para o que é escorreito e justo”, finalizou.
É a terceira vez que o regional promove a transferência simbólica de sua sede para outro município do estado: a primeira operação ocorreu em 2017, em Ilhéus; já a segunda ocorreu também em Vitória da Conquista, em 2018, nos mesmos moldes, com inúmeras atividades proporcionadas à população pela Escola Judiciária Eleitoral, incluindo os projetos Eleitor do Futuro, Universitário Cidadão e Partiu Mudar.
Comenda da Cidadania
Durante o evento, o procurador regional eleitoral Samir Cabus Nachef Júnior foi agraciado com a Comenda da Cidadania Desembargador Jatahy Fonseca, outorgada a personalidades que tenham contribuído para o aprimoramento da Justiça Eleitoral e de suas instituições. “É com profunda satisfação, respeito e admiração que o TRE-BA presta justa homenagem ao procurador regional eleitoral da Bahia. Sua vasta experiência na justiça eleitoral baiana são testemunhos vivos de seu compromisso inabalável com a promoção da democracia e da justiça”, enfatizou o presidente da Corte.
Autoridades presentes
Prestigiaram a sessão solene também o procurador-geral do município de Vitória da Conquista, Jônatan Nunes Meireles, representando a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, o presidente da Câmara de Vereadores, Hermínio Oliveira Neto, o juiz eleitoral da 39ª zona, Rodrigo Souza Britto, o juiz da 40ª zona, Clarindo Lacerda Brito, o juiz da 41ª zona, Wander Cleuber Oliveira, a presidente da Subseção da OAB de Vitória da Conquista, Luciana Santos Silva, o ex-ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral, Joelson Dias, o coordenador do Núcleo de Apoio às Promotorias de Justiça Eleitorais da Bahia, Millen Castro Medeiros de Moura, além dos promotores da 39ª e 40ª zonas eleitorais, Janaína Pereira Fonseca Rincon e Guiomar Miranda de Oliveira Melo.
A sessão transmitida pode ser conferida na íntegra no canal do Youtube do TRE-BA (https://www.youtube.com/@tvtreba). A ata da sessão de julgamento também pode ser acessada no Portal do Tribunal:https://www.tre-ba.jus.br/servicos-judiciais/sessoes-de-julgamento/atas.