CONQUISTA | Confira os serviços ofertados na Policlínica Regional de Saúde

O governador Rui Costa (PT) inaugurou, na manhã desta quinta-feira (1°), uma Policlínica Regional de Saúde em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, ao lado de lideranças e 28 prefeitos que formam o consórcio interfederativo para administração e custeio parcial da unidade.

O governo estima que a nova unidade vai ampliar a assistência de saúde para cerca de 618 mil dos municípios consorciados [ver lista no final] com consultas médicas em diversas especialidades, como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia.

 Inauguração da Policlínica Regional de Saúde de Vitória da Conquista - Foto: Manu Dias/GOVBA
Durante a inauguração, o governador também assinou ordem de serviço que autoriza a licitação para as obras de ampliação da enfermaria do Hospital Geral de Vitória da Conquista, que ganhará 48 leitos, além da implantação de serviço de politrauma, com investimento de R$ 3.614 milhões.

Em Conquista, o governo repete o modelo aplicado nas dez Policlínicas Regionais já inauguradas em outras regiões do estado, onde assume integralmente o investimento na construção, aquisição de equipamentos e micro-ônibus para o transporte de pacientes que residem nos outros municípios integrantes do consórcio (montante de R$ 22,2 milhões) e cobre 40% do custeio mensal.

Os municípios, por sua vez, bancam os 60% restantes, em divisão proporcional à população de cada um deles.

A construção da 11° unidade gerou emprego para cerca de 300 trabalhadores na região. Este ano, já foram entregues as policlínicas de Paulo Afonso e Juazeiro.

A nova Policlínica terá 93 profissionais, sendo que 71 atuarão para dar assistência à população de 28 municípios do sudoeste baiano. São médicos, enfermeiros, psicólogo, farmacêutico, nutricionista, ouvidor, assessores técnicos, assistente social, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia e assistentes administrativos. Todos eles contratados em regime CLT pelo Consórcio Interfederativo de Saúde.

A policlínica também oferecerá diversos exames como ressonância magnética (com e sem contraste), tomografia (com e sem contraste), mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, holter, eletroencefalograma, raio-X, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, nasolaringoscopia, colposcopia, ,histeroscopia, cistoscopia, entre outros, ligados às especialidades de oftalmologia.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas Boas, o conceito dos consórcios regionais tem mudado a maneira de enxergar o sistema de saúde estadual. “Estamos consolidando esse modelo vitorioso, que tem se tornado cada vez mais uma referência de sucesso em todo o Brasil. É referência porque muda o paradigma entre os municípios, diminui os atritos e cria uma nova visão do sistema de saúde, em que todos se sentem parte do processo”, disse.

A lista de municípios consorciados é formada por Anagé, Barra do Choça, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Caatiba, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Ibicuí, Iguaí, Itambé, Itapetinga, Itarantim, Macarani, Maetinga, Maiquinique, Mirante, Nova Canaã, Piripá, Planalto, Poções, Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo, Tremedal e Vitória da Conquista.

Policlínicas Regionais

Ao todo, as dez unidades inauguradas na Bahia entre final de 2017 e primeiro semestre de 2018, somam mais de 550 mil atendimentos a cidadãos das regiões de Guanambi, Jequié, Irecê, Alagoinhas, Feira de Santana, Valença, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso e Juazeiro. Além da entrega de Vitória da Conquista, outras oito policlínicas estão em construção nos municípios de Salvador, Barreiras, Itabuna, Jacobina, São Francisco do Conde, Simões Filho e Senhor do Bonfim. As policlínicas de Paulo Afonso e Juazeiro, entregues este ano, já entraram em operação.

Toda a solenidade de inauguração foi aberta ao público, conforme havia prometido o governador. Na presença do povo e das autoridades políticas, entre elas o presidente do consórcio, o prefeito Quinho de Belo Campo, Rui descerrou a placa de inauguração do novo equipamento, que vai atender a saúde de Vitória da Conquista e de toda a Região Sudoeste.

“Aqui as pessoas vão realizar seus exames e suas consultas, são 19 especialidades, basicamente todos os exames que um ser humano precisa fazer nós vamos realizar. Nós estamos colocando em prática o que acreditamos ser a melhor saúde pública, aquela que previne as doenças, aquela que faz o diagnóstico precoce”, afirmou Rui Costa durante o discurso de inauguração.


COMPARTILHAR