Com entrada gratuita, sessão contará com comentários da historiadora Gal Novato
Nesta terça-feira, 19, às 19h, o Cine Movimenta Centro realiza sessões especiais em celebração ao Dia da Consciência Negra. As exibições, que são gratuitas, marcam a inauguração da terceira temporada do projeto, realizado nos Centros de Cultura de Vitória da Conquista, Jequié, Itabuna e Porto Seguro, além do Colégio Modelo, em Guanambi.
A estreia da temporada traz dois filmes que destacam a representatividade negra no cinema e promovem reflexões sobre temas históricos e sociais ligados à luta pela igualdade racial. São eles o curta-metragem “Egum” e o longa-metragem “1798 – Revolta dos Búzios”.
Dirigido por Yuri Costa, “Egum” utiliza o gênero horror noire para abordar questões sociais e históricas, acompanhando a história de um jornalista que retorna à casa da família após a trágica morte do irmão e se depara com mistérios sobrenaturais relacionados à saúde de sua mãe. Inspirado pelo pensamento de Frantz Fanon, o filme reflete sobre os medos reais e simbólicos enfrentados pelas comunidades negras no Brasil, marcadas pelo genocídio e pelo abandono.
Já “1798 – Revolta dos Búzios”, dirigido por Antônio Olavo, resgata um dos mais importantes episódios de resistência negra no país ao narrar o levante de homens negros contra o governo colonial, em defesa de uma república democrática livre da escravidão. Baseado nos “Autos da Devassa” e fruto de 13 anos de pesquisa, o filme preserva a memória de uma luta revolucionária por liberdade e igualdade.
Em Vitória da Conquista, a sessão especial contará ainda com os comentários de Gal Novato, historiadora e antropóloga afro-brasileira, especialista em estudos de povos tradicionais quilombolas, e professora de História da África da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).
Sobre o Cine Movimenta Centro
O Cine Movimenta Centro é um projeto dedicado a democratizar o acesso ao cinema brasileiro, promovendo a exibição de filmes de longa e curta metragens de forma simultânea nas cidades de Vitória da Conquista, Itabuna, Jequié, Guanambi e Porto Seguro. Com sessões gratuitas, o projeto transformou os Centros de Cultura em salas de cinema digitalizadas e acessíveis, oferecendo ao público uma experiência cinematográfica única e enriquecedora.
O Cine Movimenta Centro foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
SERVIÇO
Cine Movimenta Centro
Data: De julho de 2024 a março de 2025
Locais: Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (Vitória da Conquista), Centro de Cultura ACM (Jequié), Centro de Cultura Adonias Filho (Itabuna), Centro de Cultura de Porto Seguro e Colégio Modelo de Guanambi
Horário: Todas as terças-feiras às 19h; sessões especiais às 15h a cada 15 dias
Entrada: Gratuita
Para mais informações, acesse o site oficial e acompanhe as atualizações nas redes sociais do projeto.