CONQUISTA: CHEGA AO FIM A LUTA DOS HIPPIES

O advogado Alexandre Xandó (foto abaixo), representante dos hippies e artesãos, informou em sua rede social que logo após três meses de muita luta, chegou ao fim a polêmica dos artistas e artesãos de rua de Vitória da Conquista.
Nesta terça (18) foi realizada na sede do Ministério Público a última reunião que culminou num documento com força de TAC, e que traçou as diretrizes da ocupação do solo urbano por estes cidadãos.
Para isso, uma comissão mista foi organizada para mapear pontos na cidade onde os artesãos possam expor suas obras. Os locais citados foram: a Praça Barão do Rio Branco, Terminal da Lauro de Freitas, Praça da Bandeira, Praça Tancredo Neves, Feira do Bairro Brasil, e também na Praça Nove de novembro.
Vale destacar que em cada ponto citado acima, poderá ficar um número limitado de artistas, tendo a preferência aquele que chegar primeiro ao local no dia. No dia seguinte, segue o mesmo esquema.
Xandó reiterou que seria possível a presença de seis artesãos na Praça Nove de novembro, mas apenas três poderão ficar no espaço por decisão da Prefeitura, da CDL e do Ministério Público.
O advogado ainda comentou as normas atendidas pelos artistas para chegar a um acordo “Para chegarmos a um consenso, os “hippies” abriram mão das vagas da praça desde que o Poder Público se comprometesse a realizar a cada semestre um evento cultural incentivando a arte de rua, inclusive com grupos musicais, teatrais, etc. Tal proposta foi aceita e consta do acordo. A prefeitura irá fazer as marcações dos locais apontados no prazo de 15 dias, e também irá preparar uma cartilha para entregar aos artesãos para que estes saibam de seus direitos e deveres. Tudo isto irá ser normatizado, possivelmente por meio de portaria”.
No fim do seu relato, Alexandre Xandó destacou a força popular:
“A lição maior disso tudo? Só a luta muda a vida! A resistência dos “malucos” e o apoio popular demonstraram que é o povo tem força e que não se rende e nem se renderá tão facilmente! O direito não é, o direito está. E nós estamos aí pra mudá-lo!”
Postado em Mega Rádio VCA

COMPARTILHAR