CONQUISTA | Cetas recebe 379 pássaros apreendidos pela PRF em um ônibus de turismo na BR-116

O Centro de Triagem de Animais Silvestres de Vitória da Conquista (Cetas), ligado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, recebeu 379 pássaros apreendidos durante uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na tarde de ontem (20), na altura do km 830 da BR-116.

As aves foram encontradas no bagageiro superior de um ônibus de turismo e estavam acondicionadas em sacolas de pano, sendo 300 pássaros da espécie conhecida como coleirinho e 79 canários-da-terra. Elas estavam em poder de um passageiro do veículo que saiu de Santa Catarina com destino ao estado de Alagoas.

No Cetas, os pássaros apreendidos recebem os cuidados e depois retornam à natureza

No Cetas, os animais foram examinados e estão recebendo os cuidados necessários como alimentação, água, vitaminas e medicação, além de reaprender funções básicas como voar e caçar. De acordo com o veterinário e coordenador do Cetas, Aderbal Azevedo, a equipe trabalha para que os pássaros sejam devolvidos à natureza no menor prazo possível. “Esperamos fazer a soltura deles em no máximo duas semanas”, explicou.

Aderbal também ressaltou que devido às péssimas condições de transporte, já que os animais estavam acondicionados em sacolas de tecido grosso, alguns já chegaram sem vida ao centro e outros estão bastante debilitados.

As aves estavam acondicionadas em sacolas de tecido

Segundo a Lei nº 9.605/1998, matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar animais silvestres sem a devida permissão é crime. Denúncias podem ser feitas ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) por meio do telefone 77 3423-1348.

LEIA TAMBÉM:

Após abordagem a ônibus PRF apreende fuzil, munição, droga e aves silvestres em Vitória da Conquista

Em uma única abordagem a PRF causou prejuízo ao crime organizado combatendo o tráfico de drogas, de armas e munições e de animais silvestres. A ocorrência foi na tarde de hoje (20), no Km 830 da BR 116, município de Vitória da Conquista.

Por volta das 16h30, equipe realizava fiscalização de trânsito, em frente a Unidade Operacional da PRF de Vitória da Conquista, quando deu ordem de parada ao condutor do ônibus de turismo que realizava o itinerário Cidade Gaúcha (SC) x Arapiraca (AL).

Inicialmente, ao realizar vistoria interna do ônibus, em sua parte superior, foram encontrados 379 pássaros silvestres acondicionados em sacolas de pano, sendo 300 da espécie popularmente conhecida como Coleirinho e 79 Canários da Terra.

Ao ser questionado, o proprietário, homem de 30 anos, afirmou que receberia o valor de 3 mil reais para deixar os pássaros na cidade de São Miguel dos Campos (AL).

Os animais foram entregues ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Vitória da Conquista (CETAS). Quando estiverem aptas, serão devolvidas ao seu habitat natural. O retorno ao habitat natural nem sempre é um processo rápido. Além de tratar a saúde, os animais precisam reaprender funções básicas como voar e caçar.

Em seguida, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e o homem responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente da Lei 9.605/98.

Ainda durante a mesma abordagem os policiais iniciaram o procedimento de fiscalização do bagageiro do ônibus e se depararam com mais outros dois crimes. Durante o procedimento foi encontrado em uma bolsa de viagem um fuzil calibre .556, 15 munições .556, 50 munições .38 além de 100 munições .380, constava ainda entre os pertences dois carregadores de arma longa.

Foi identificado o proprietário da bagagem, homem de 22 anos, que confessou aos policiais que receberia a quantia de 1,5 mil reais para o transporte do armamento e munições até o seu destino final na cidade de Arapiraca (AL) e que teria recebido o produto na cidade de Paraíso do Norte (PR).

Em seguida, ao continuar os procedimentos de fiscalização no bagageiro e para surpresa dos policiais, uma bagagem contendo 19 tabletes de maconha, totalizando 14,75 kg da droga, foi encontrada. Diante dos fatos apresentados todo o material apreendido e envolvidos foram levados até a Delegacia de Polícia Civil de Vitória da Conquista para formalização dos procedimentos cabíveis.


COMPARTILHAR